A Fundação Roberto Marinho tem grande experiência na formação continuada de professoras e professores para atuação em Educação Básica. A partir de 2020, com o aprofundamento dos desafios educacionais no Brasil no contexto da pandemia, provocada pelo novo coronavírus, a Fundação desenvolveu uma nova proposta, pensando na atuação docente e na realidade da escola pós-pandemia.
É uma ação concebida pela equipe do Led – Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, e teve no seu desenvolvimento a colaboração de representantes de organizações parceiras que participam do Comitê Técnico Interinstitucional: Instituto Reúna, Instituto Península, Instituto Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo (Escola Digital), Ensina Brasil e Google for Education Brasil.
A proposta parte da leitura de cenários educacionais, socioeconômicos e de saúde pública, inspirada no diálogo constante com diversas organizações que atuam no campo educacional e compõem a coalizão de enfrentamento aos impactos do coronavírus na educação. Os esforços conjuntos dessas organizações, somados às iniciativas das redes educacionais congregadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), têm resultado em iniciativas concretas de suporte à educação em todo o país.
A proposta articula o “saber fazer” da equipe da Fundação Roberto Marinho, com suas décadas de experiência de campo na implementação de projetos educacionais voltados à educação pública, e as contribuições especializadas dos parceiros da iniciativa.
A formação está organizada para ser oferecida por mediação tecnológica (à distância), em uma jornada de 8 ciclos semanais, que seguem o passo a passo do desenvolvimento de um Projeto Aplicativo. Os eixos principais são Avaliação, Gestão Pedagógica e Práticas de Ensino-Aprendizagem.
Os participantes inscritos pelas secretarias de educação e redes de ensino, organizados em grupos de 5 pessoas, trabalharão para o desenvolvimento de projetos que sejam implementados a partir da formação.
Ao final, espera-se que os técnicos educacionais e professores formados atuem concretamente pela educação de qualidade e com equidade, de forma integrada aos demais setores da gestão pública, com atenção às aprendizagens focais, enriquecendo e potencializando o uso de recursos didáticos que utilizem diferentes possibilidades de mediação tecnológica e presencial na educação.
Faça contato para conhecer a proposta e leve esta oportunidade a mais professores!