“Sem transformação dos educadores, não há transformação na Educação”, diz Edgar Morin.
A Fundação Roberto Marinho implementa projetos educacionais que se dedicam ao enfrentamento dos principais desafios da educação no país, como a distorção idade-ano, a defasagem na aprendizagem e a conclusão da Educação Básica para jovens e adultos (EJA).
Uma das ações mais importantes nesses projetos é a formação dos/as educadores/as na Metodologia Telessala Incluir para Transformar que orienta todas as práticas educativas desses projetos.
Esse processo formativo prepara professores e professoras para serem mediadores/as do conhecimento promovendo a vivência da Metodologia Telessala Incluir para Transformar. Assim eles passam a construir as mesmas competências e habilidades que precisam desenvolver nos/as estudantes. Sentindo-se respeitados/as, valorizados/as e cuidados/as pelos/as seus/suas formadores/as, os/as professores/as tendem a desenvolver as mesmas relações em sala de aula.
A formação é online com atividades síncronas e assíncronas. Ela é oferecida apenas ao grupo de educadores/as vinculado aos projetos que têm parceria com a Fundação Roberto Marinho. Esses projetos são estruturados em módulos e a formação acontece a cada início de módulo. Essa formação continuada tem foco na construção de vínculos entre os/as educadores/as e na compreensão da estrutura e do funcionamento da proposta, de sua fundamentação teórico--metodológica, da importância da mediação pedagógica, do uso das mídias e da avaliação da aprendizagem no processo.