Notícia: Série no Youtube “E aí, professor?” contribui para o planejamento de aulas durante a pandemia

Série no Youtube “E aí, professor?” contribui para o planejamento de aulas durante a pandemia

E aí, professor?

Como a pandemia impactou a vida dos professores? Será que as novas tecnologias vieram para ficar? Qual será o futuro das escolas diante de tudo o que vivemos?

Essas e outras questões são debatidas por diversos professores de várias partes do Brasil na série criada exclusivamente para o Youtube “E aí, professor?” A série é apresentada pela professora de Ciências e Biologia Rafaela Lima, do Canal Mais Ciências. Os 12 episódios levam o clima da sala dos professores para o Youtube.

Planejamento de aulas

Feito por professores para professores, o “E aí, professor?” tem como principal objetivo ajudar o corpo docente no planejamento de aulas, visando sempre a inovação das práticas pedagógicas.

A cada episódio, um tema específico conduz a narrativa que, nesta temporada, contou com participações especiais como a do Educador Nota 10 Mikael Mikiescki, que apostou no Whatsapp como ferramenta de aprendizagem numa região pouco conectada.

Em clima de tutorial, a apresentadora Rafaela lista desde “qual é a melhor forma de se conectar com os alunos” até quais são os “cinco aplicativos para ajudar os professores”. E também reflete sobre temas atuais e necessários como bullying, cyberbullying e os desafios da EJA.

Assista a todos os episódios da série E aí, professor!

Mulher negra sorridente, de brincos de argola, camiseta verde e bem sorridente está olhando para quem bateu a foto e segurando um painel com a palavra "ensino" sendo mostrada
A professora e youtuber Rafaela Lima responde a duvidas e troca experiências da sala de aula com outros educadores. (Foto: Divulgação)

A professora Rafaela Lima conta sobre a sua experiência como apresentadora da série: “Apresentar o programa “E aí professor” foi uma experiência muito interessante pois me permitiu ampliar meu olhar sobre as demandas de nós professores para além do sudeste. Os temas foram diversos e relevantes e percebi boa aceitação por parte dos professores! Ter um programa focado na realidade do professor, dar voz a eles através de uma deles acredito ter sido uma iniciativa muito relevante!”

No episódio de estreia, o “E aí, professor?” mergulha na dúvida que impactou parte dos professores este ano e tenta saná-la: “Como fazer uma videoaula e virar um professor youtuber?”. O programa ainda conta com a participação de professoras da Bahia e do Espírito Santo.

Confira alguns episódios da série:

1. Como fazer uma videoaula e virar um professor youtuber?

Na estreia, a professora Rafaela Lima traz dicas para os professores manusearem equipamentos tecnológicos e aproveitarem a linguagem de cada plataforma da melhor maneira no ensino à distância.

2. Desafios e ferramentas para o Ensino Não Presencial

O episódio do dia é sobre os desafios do Ensino Não Presencial (EAD) a professora Rafaela Lima prepara uma lista de ferramenta súteis para ajudar a diminuí-los como Prezi, Canva e SlideGO.

3. Qual a melhor forma de se conectar com os alunos?

Com tantas redes sociais, Rafaela procura se existe melhor forma de se conectar com a turma. E um professor paraense conta como manteve o ensino numa comunidade ribeirinha, durante o isolamento social.

O “E aí,professor?” traz 12 temas nessa temporada. Apresentado pela professora de Ciências e Biologia Rafaela Lima, tem como principal objetivo ajudar o corpo docente no preparo das aulas, visando sempre a inovação das práticas pedagógicas.

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?