Notícia: O programa Melhoria da Educação já capacitou gestores educacionais em mais de mil cidades do país

O programa Melhoria da Educação já capacitou gestores educacionais em mais de mil cidades do país

Atenção, gestores educacionais!

A virada do ano trouxe mudanças em muitas secretarias municipais de educação do Brasil. E, junto com as novas equipes, o desfio de colocar em prática uma política educacional de qualidade. Tarefa que exige alta capacitação técnica e extrapola o campo pedagógico. Para ajudar neste processo, o Itaú Social lançou um novo edital do programa Melhoria da Educação. Criada em 1999, a iniciativa capacita gestores e gestoras educacionais com ferramentas de planejamento, gestão pedagógica e administrativa, entre outras tecnologias.

Imagem aérea de uma menina escrevendo em uma folha de papel em sala de aula
Itaú Social ajudará novos gestores educacionais na elaboração de planejamento estratégico. (Foto: AFP)

As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro e podem ser feitas no site do Itaú Social. O edital do programa prevê duas categorias. Uma é para municípios com até 550 mil habitantes. A exigência é ter mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Ideb abaixo da média nacional ou estadual. A outra categoria é para Iniciativas de Colaboração Intermunicipais.

A seleção vai se desenrolar em cinco etapas. Os municípios que chegarem até a última terão realizado um ciclo completo de diagnóstico, planejamento e implementação de tecnologias educacionais, com duração prevista de quatro anos.

De olho na aprendizagem

A coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social, Sônia Dias, conversou com a nossa equipe sobre a nova edição do Melhoria da Educação. E comentou como a formação pode ajudar os novos gestores a oferecer uma aprendizagem de qualidade num contexto tão complicado como o atual.

Futura: Como o programa pretende ajudar os gestores educacionais neste segundo ano de pandemia?

Sônia Dias: Muitos desses gestores estão enfrentando um contexto bastante desafiador por conta da diminuição dos recursos e, ao mesmo tempo, há um aumento de gastos para adequar as escolas por conta da pandemia. Do ponto de vista pedagógico, o desafio também é grande: como organizar as salas, como acolher essas crianças e – importante dizer – como trazer os alunos de volta? O Brasil é um dos países que ficou mais tempo com as escolas fechadas. Então, esse é um impacto que a gente ainda precisa avaliar. A gente vai precisar também de uma busca ativa dos estudantes. E, nesta hora, queremos estar perto dos municípios, contribuindo com o planejamento estratégico das redes e a gestão eficiente dos recursos.

Futura: Como o Melhoria da Educação tem colaborado com as secretarias e a aprendizagem?

Sônia Dias: O “Melhoria da Educação” tem buscado fortalecer as equipes técnicas das secretarias, tanto na sua capacidade de gestão de recursos, quanto na gestão dos profissionais. Elas passam primeiro por um processo de diagnóstico das suas próprias secretarias para entender o contexto; quais são as crianças atendidas; onde elas estão; se estão dentro da escola, se não estão; quais as maiores dificuldades… As equipes passam também por um processo formativo de planejamento estratégico para identificar que recursos possuem; de onde eles vêm; como o Fundeb é usado. Tem ainda outros aspectos como a distribuição dos professores; quantos estão em sala de aula; quantidade de alunos… A ideia é que este diagnóstico sustente um planejamento estratégico que não seja só de curto prazo.

Futura: O que a experiência mostra sobre o preparo dos gestores que chegam às secretarias municipais?

Sônia Dias: A gente tem observado um número grande de gestores que não são da área da educação e, em muitos casos, são bastante novos. Por isso, a gente acredita que o investimento na qualificação é tão importante. A educação tem muitas especificidades; envolve recursos que vêm de diversas áreas. Em muitas situações, as secretarias de educação são as que têm maior orçamento junto com as de saúde; equipes grandes com professores, pessoal da merenda, transporte… É uma gestão bastante complexa, que ainda envolve conhecimentos sobre processos de aprendizagem. Logo, precisa ser uma gestão eficiente de recursos, mas que também pense no aluno e tenha a equidade como premissa.

Futura: Qual a importância das experiências dos territórios nas ações do Melhoria?

Sônia Dias: Vou dar o exemplo de Suzano (SP), onde nós fizemos um trabalho com Educação Infantil no ano passado. Nós trabalhamos principalmente o processo de letramento das crianças, distribuímos inclusive material do nosso “Programa Leia Para uma Criança”. Lá, neste contexto de pandemia sem aula presencial, os educadores tinham atividade online. Mas o que fizeram alguns professores? Foram para perto da escola ou das casas dos alunos, forraram a calçada e fizeram a leitura de livros ao ar livre. Claro, usaram máscara, mantiveram distanciamento e tomaram os cuidados necessários. Chamaram a ação de “Leitura na Calçada”. O trabalho é assim. A gente tem propostas, mas também tem as contribuições do próprio município.

Futura: O que vocês esperam construir nesta nova edição?

Sônia Dias: Ainda que o município não consiga chegar até o final do percurso, a ideia é que pelo menos já tenha um planejamento estratégico pronto. Além disso, as tecnologias que já desenvolvemos estão disponíveis no site do Melhoria da Educação para todos as redes com acesso liberado. Nosso propósito, nosso mantra, é que a gente possa contribuir para o acesso, a aprendizagem e a permanência de todas as crianças na escola. Tudo que a gente faz é para isso: uma gestão educacional que tenha como foco a educação integral dos nossos alunos.

 

Edital Melhoria da Educação – Itaú Social

Inscrições: até 25 de fevereiro
Para quem? Gestores educacionais municipais ou de regimes de colaboração intermunicipais.
Onde? Inscrições online na página do Programa Melhoria da Educação:

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