#Nem1PraTrás #Nem1SemProfessor celebra Dia do Professor e destaca desafios enfrentados na pandemia
Compartilhar
O Dia do Professor vai ser celebrado com um conjunto de ações realizadas pelo Canal Futura/Fundação Roberto Marinho durante todo o mês de outubro. As comemorações começam com o lançamento da campanha Não desista do seu futuro; segue com a mobilização digital #Nem1PraTrás #Nem1SemProfessor e culmina com a transmissão, inédita na TV e nas plataformas web, da cerimônia de entrega do Prêmio Educador Nota 10, no dia 27 de outubro.
Realizada em parceria com mais de 60 instituições ligadas a Educação, a mobilização digital #Nem1PraTrás vai incluir programação especial no Futura; a estreia da websérie E aí, professor?, no YouTube do Canal; a série de três lives sobre os desafios da educação no contexto da pandemia de COVID-19, nos dias 14 e 15; novos cursos online gratuitos voltados para educadores; e uma campanha digital nas redes sociais que dá protagonismo à experiência dos professores, especialmente diante dos novos cenários de aprendizagem remota durante o isolamento social.
Entre os parceiros, estão instituições como Fundação Victor Civita, SESI/SENAI, Instituto Ayrton Senna e Movimento pela Base, entre outras.
“Os educadores tiveram – e estão tendo ainda – um ano cheio de incertezas e extremamente desafiador: precisaram se adaptar a situações completamente novas de ensino e aprendizagem, reinventar-se para acolher alunos que viram com a pandemia um motivo para se afastar da escola. Por isso, o momento agora é muito importante. É necessário não só homenageá-los, mas, principalmente, ouvi-los e criar propostas articuladas para avançarmos no combate à evasão”, diz o gerente do Canal Futura, José Brito.
Confira a programação #Nem1PraTrás/Dia do Professor 2020

As comemorações começam com o lançamento da campanha Não desista do seu futuro, parceria da Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 instituições ligadas a educação, como Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Instituto Natura, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Ayrton Senna, Instituto Rodrigo Mendes, Porvir e Todos pela Educação, entre outros.
A campanha alerta para o risco do abandono escolar pós-pandemia, incentiva a não desistência e o fortalecimento do vínculo com a escola. A mobilização começa com o lançamento do clipe com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e Lexa e contará com a plataforma www.tmjsempre.org.br, que reúne uma série de conteúdos e soluções educacionais produzidos pelas entidades parceiras com o objetivo de apoiar estudantes, suas famílias e os professores.
Conheça a Plataforma TMJSEMPRE
Websérie E aí, professor?

No dia 15, estreia no Youtube do Futura a websérie “E aí, professor?”, apresentada pela professora de Ciências e Biologia e youtuber Rafaela Lima. Feita por professores para professores, a série de 12 episódios leva o clima da sala dos professores para o Youtube, com o objetivo principal de ajudar o corpo docente no preparo das aulas e inovar nas práticas pedagógicas. Com estreias às quintas-feiras, 20h, os episódios vão mostrar como a pandemia impactou a vida dos professores e como pode ser a relação dos educadores e das escolas com a tecnologia. No episódio de estreia, o “E aí, professor?” mergulha em uma das principais dúvidas desse período: “como fazer uma videoaula e virar um professor youtuber?”.
Acesse aqui a websérie “E aí, professor?”
A cada episódio, um tema específico conduz a narrativa que, nesta temporada, contou com participações especiais, como a do Educador Nota 10 Mikael Mikiescki, que apostou no Whatsapp como ferramenta de aprendizagem numa região pouco conectada. Em clima de tutorial, a apresentadora Rafaela lista desde “qual é a melhor forma de se conectar com os alunos” até quais são os “5 aplicativos para ajudar os professores”. E também reflete sobre temas atuais e necessários como bullying, cyberbullying e os desafios da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Cursos Online

Estão disponíveis mais 4 novos cursos online no site do Canal Futura:
- Avaliação de Aprendizagem como processo de inclusão dos alunos
- Metodologias ativas nos processos de Ensino-Aprendizagem
- Projetos, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Ética na Escola
- Construindo pontes entre as competências gerais e as habilidades da BNCC
Série de lives
Nos dias 14 e 15 de outubro, uma agenda de lives no Instagram do Canal Futura vai debater questões atuais e urgentes para os professores. A primeira, dia 14, terá o seguinte tema: Volta às aulas em sala: os riscos de voltar e de não voltar.
Já no dia 15, às 16h, a professora Lorena Carvalho, idealizadora do projeto Professora Coruja, e Beatriz Abuchaim, Gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, conversam sobre “Educação Infantil e a participação da família na vida escolar”. Às 18h, a psicóloga Carol Garcia e Lia Glaz, Gerente de Projetos do Instituto Península, falarão sobre “Saúde mental do professor durante e pós pandemia”.
Para o vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação, Emilio Munaro, é necessário estabelecer protocolos de biossegurança para a retomada gradual das aulas, com base científica. “A chave para dar certo é respeitar os protocolos e flexibilizar aquilo que é possível. Precisamos ter um olhar empático e instruir a comunidade escolar numa construção coletiva, para que estudantes e professores consigam lidar com os desafios que surgiram durante a pandemia de forma segura.”
#Nem1PraTrás #Nem1SemProfessor
O dia 15 vai ser dedicado a uma mobilização especial no Facebook, Instagram e Twitter, com ‘tuitaço’ sobre o Dia do Professor a partir das hashtags #Nem1PraTrás, #Nem1SemProfessor e #DiadoProfessor. A campanha digital dá um panorama sobre a situação dos educadores no Brasil, suas angústias e condições de trabalho. Na série “Na pandemia, eu…”, os professores serão estimulados a compartilhar suas experiências no período.
Jornalismo Futura

O Conexão preparou uma série de cinco programas especiais, que vão ao ar até 16 de outubro (de segunda a sexta-feira), às 20h, para celebrar o Dia do Professor. São diálogos entre os vencedores desta edição do Prêmio Educador Nota 10 e professores de diferentes regiões do Brasil, também engajados no trabalho de educação de qualidade, sobre os desafios da sala de aula.
Já o Minuto Futura traz uma série de depoimentos de professores sobre a missão e as competências que desejam ajudar a construir, especialmente no pós-pandemia.
Assista ao Conexão e ao Minuto Futura
Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, será transmitido ao vivo pela 1ª vez no dia 27 de outubro, das 15h às 16h30. Em razão da pandemia, a celebração dos professores vencedores, o anúncio do grande prêmio de Educador do Ano e da votação popular #EsseProjetoé10 serão virtuais, com exibição multiplataforma pelo Futura: na TV, no Futura Play, no YouTube e Facebook do canal.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.
Conheça os vencedores do Prêmio Educador Nota 10
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter