Notícia: Conexão estreia seu novo estúdio

Conexão estreia seu novo estúdio

Conexão contará com entrevistados do Brasil e do mundo

Durante dois anos, o programa Conexão foi ancorado direto da casa do seu elenco de apresentadores, devido ao cenário pandêmico. Mas com a flexibilização das normas sanitárias, o programa reestreia em 14 de março, nos estúdios Infoglobo.

De vidro e charmoso

O novo estúdio trouxe um desafio: desconstruir o conceito de TV tradicional para construir um local leve e funcional, entre uma estrutura de mesas e computadores de escritório. Montado no coração de uma das redações do Infoglobo, estúdio de vidro de vidros, com um ângulo de 160º graus, propõe gravações em diferentes cenários. O espaço conta com câmeras operadas remotamente, luzes de led para adaptar no grind mais baixo e uma mesa equipada com microfones, onde serão gravados os podcasts do Canal Futura.

A coordenadora da equipe de operações, Arlécia Duarte, comenta a adaptação ao modelo de gravação remota e a volta aos estúdios. “A pandemia veio para desafiar a capacidade das equipes de se reinventarem, alguns tiveram funções alteradas para se adaptarem ao novo. O distanciamento social trouxe as gravações para dentro de casa e tivemos que pesquisar e estudar novos equipamentos e software para continuar colocando no ar os nossos programas. O Conexão foi o nosso teste sendo o primeiro programa gravado on-line. Depois outros programas começaram a ser feitos”, revela.

imagem de uma redação de TV, com várias baias e pessoas trabalhando sentadas diante de seus computadores
Arlécia Duarte, ao lado das editoras Thamara Rodrigues e Lívia Lacorte, na mesa de operação. (Foto: produção)

Vem mais novidades por aí

Nessa temporada do Conexão, cinco apresentadores se revezarão no estúdio, trazendo diversidades de rostos e sotaques. A editora de conteúdo do programa, Louise Freire, conta que o novo formato reforça a proposta do Canal Futura de se conectar com pessoas de várias partes do país e do mundo.

“Continuamos com as entrevistas à distância – através de videochamada – e, em breve, vamos trazer os entrevistados para o estúdio, respeitando todas as normas sanitárias. Nossa intenção é tornar o Conexão cada vez mais dinâmico e nos aproximar do público. Isso já começou a acontecer com rodízio de apresentadores e envio de perguntas de nossos telespectadores. Estamos planejando mais mudanças, não posso contar tudo senão estraga a surpresa (risos)”, declara.

Em 2021, o programa produziu a série “ABC da Inclusão”, primeira produção, feita pela emissora, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Segundo Louise, a ideia é fazer com que os conteúdos do canal atinjam cada vez mais pessoas. “Incluir recursos de acessibilidade nas produções já era um desejo do canal, nossa equipe deu o primeiro passo. Pretendemos dar mais passos rumo a essa inclusão. Não apenas no Conexão, mas em outros projetos do jornalismo também”, finaliza.

Louise destaca ainda que o jornalismo educacional continua sendo um dos pilares das futuras produções. “Historicamente, o Futura acompanha as principais agendas ligadas à educação, infância, juventude e direitos humanos. No Conexão, a novidade deste ano é a série ‘Conexão Brasil África’, que pretende analisar heranças sócios-culturais deixadas pelos negros escravizados, a partir da troca entre convidados brasileiros e africanos. Também vamos acompanhar de perto iniciativas da Fundação Roberto Marinho, como Maleta Juventudes, Coliga, Movimento LED, a parceria com o Pacto da Equidade Racial, entre outros projetos”, salienta.

Apresentadora do programa Conexão, Louise Freire, em frente à logomarca do Canal Futura
Louise Freire no novo estúdio. (Foto: produção)

Movimento LED

A Fundação Roberto Marinho e da Globo acreditam que a educação possibilita a construção de futuros promissores. Pensando na valorização iniciativas de ensino, a Fundação e a Globo se uniram para criar o ‘Movimento Led- luz na educação’. O novo projeto visa mapear, reconhecer e valorizar práticas inovadoras que potencializam o futuro da educação no Brasil. O Conexão promete cobrir as ações do Movimento Led.

Em entrevista ao Conexão, o Secretário Geral da FRM, João Alegria, falou sobre a iniciativa. “A educação, talvez seja o maior motor da sociedade. Se nós queremos um país diferente e trabalharmos o enfrentamento da desigualdade, por exemplo, é pela educação. O que move a Fundação Roberto Marinho e o que move, em grande parte, as ações sociais da Globo, é a educação. Então colocar este assunto no centro das nossas atenções é extremamente importante para nós e para a sociedade brasileira”, ressalta João.

O projeto é destinado a educadores, estudantes, empreendedores ou criadores de conteúdo, com mais de 18 anos, que têm projetos educacionais inovadores relacionados ao enfrentamento dos efeitos da pandemia, da Covid-19, na educação. Os ganhadores receberão prêmios de R$200 mil reais, cada.

Apresentador Leonne Gabriel sentado em um sofá verde ao lado de João Alegria, no estúdio do Canal Futura
João Alegria em entrevista ao apresentador Leonne Gabriel, no estúdio. (Foto: produção)

Sobre o Conexão

O Conexão chegou na grade do Canal Futura, em 2010, no formato de inserções durante a programação e totalmente interativo. O intuito era prestar serviço à população ao abordar assuntos de interesse social. Hoje, o programa mantém o objetivo de informar sobre caminhos possíveis para a construção da cidadania. A escolha dos temas está diretamente ligada à: saúde, manifestações populares, questões ambientais, educação, cidadania e qualidade de vida. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 20h.

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?