Nova temporada do Entrevista debate o conceito de branquitude e o papel da população branca na manutenção do racismo no Brasil
Compartilhar
“Entrevista – Branquitude” debaterá temas como privilégio branco, a criação do conceito de raça e a falsa ideia de neutralidade racial
A nova temporada do programa Entrevista vai debater desigualdade racial e violências contra a população negra sob um novo prisma: a branquitude e a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil. A série “Entrevista – Branquitude” estreia no próximo dia 5 de outubro (segunda-feira), às 20h45.
Nesta temporada, o programa ganha novo formato. Ao invés de um apresentador, duas apresentadoras vão liderar a série de conversas: uma mulher negra e uma mulher branca ouvem pesquisadores e intelectuais brasileiros sobre temas como a definição de branquitude; o privilégio branco; o homem branco a partir do olhar dos povos originários; a criação do conceito de raça; vantagens estruturais das pessoas brancas; a falsa ideia de neutralidade racial; e a branquitude na mídia, entre outras questões.

A série será apresentada pela jornalista Karen de Souza, apresentadora do Futura, e pela psicóloga Lia Vainer Schucman, professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em psicologia social e relações raciais. Entre os convidados da temporada estão especialistas como o advogado Silvio Almeida; a psicóloga e ativista Cida Bento; e o historiador indígena Casé Angatu, entre outros.

“Ter feito a produção do Branquitude foi muito importante pra mim. Escolher falar de desse tema exige coragem e paciência. Foi de grande aprendizado realizar este projeto. Agradeço e honro meus antepassados por este caminho aberto”, revelou a jornalista Karen Souza.
No primeiro episódio, Karen de Souza entrevista Lia Vainer Schucman sobre o tema da temporada: o que é branquitude. A psicóloga explica o conceito e a importância desta discussão.
“Em seus 23 anos, o Canal Futura sempre discutiu raça e diversidade. Relembrou e recontou histórias de homens e mulheres negros que ajudaram a construir este país, debateu o papel e as adversidades enfrentadas por negros e negras. Desta vez, na vanguarda novamente, discute a branquitude. A nova temporada do Entrevista quer explicar conceitos, dar voz a especialistas e ajudar a apontar caminhos que levem a mudanças reais e urgentes”, define o gerente do Canal Futura, José Brito.
O programa “Entrevista – Branquitude” também estará disponível gratuitamente no Futura Play.
Serviço: Entrevista – Branquitude
A nova temporada debate raça e diversidade ao colocar em discussão a branquitude. Qual é a responsabilidade da população branca na manutenção do racismo no Brasil? A psicóloga Lia Vainer Schucman e a jornalista Karen de Souza entrevistam pesquisadores, teóricos e intelectuais.
No primeiro episódio, Lia Vainer Shucman explica o conceito de branquitude e a importância desta discussão em entrevista a Karen de Souza.
Estreia dia 5/10 (segunda-feira), às 20h45
Exibição: Segunda a sexta-feira, às 20h45. Reprises de segunda a sexta-feira, às 1h15.
Apresentadoras:
Karen Souza
Karen de Souza é jornalista que há dez anos busca denunciar desigualdades. No Canal Futura há três anos, é editora e apresentadora do programa Conexão. No podcast Ela Faz Assim, integra a equipe que desvenda caminhos e decisões de mulheres que definiram os próprios destinos.
Lia Vainer Schucman
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, psicologia social, branquitude, relações raciais e movimentos sociais.
Confira a lista completa de episódios e convidados:
Ep 1 – Lia Vainer Shucman – Título: O que é Branquitude?
A professora do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Lia Vainer Shucman, explica o conceito e a importância desta discussão.
Ep 2 – Cida Bento – Título: O que é o Pacto Narcísico da Branquitude?
A diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Cida Bento, explica o que é este pacto e como ele é determinante para entender as relações raciais e de trabalho no Brasil.
Ep 3 Casé Angatu – Título: Quem é o homem branco?
Indígena, historiador e professor universitário, Casé Angatu fala dos pontos de vista de povos originários sobre as ações e os modos de vida do “homem branco”.
Ep 4 Antonio Sergio Guimarães – Título: Como o conceito de raça foi criado?
O professor da USP, Antonio Sergio Guimarães, explica a origem e os interesses que cercaram a criação do conceito de raça.
Ep 5 Mônica Mendes Gonçalves – Título: Branquitude e Saúde
Quais são os privilégios garantidos às pessoas brancas quando se analisa a saúde brasileira? A psicóloga, doutoranda em saúde pública pela USP, Mônica Mendes explica.
Ep 6 Geni Núñez – Título: Relações entre os povos brancos e indígenas
A pesquisadora Geni Núñez reflete sobre o etnocídio praticado contra os povos originários.
Ep 7 Silvio Almeida – Título: Vantagens estruturais dos brancos
Saber que o racismo é estrutural já está dado, mas qual é o outro lado da balança? Silvio Almeida fala sobre as vantagens estruturais que a branquitude tem e mantém.
Ep 8 Ana Helena Ithamar – Título: Falsa Ideia de Neutralidade Racial/Pensamento Decolonial
Lia Vainer conversa com a advogada Ana Helena Ithamar sobre a falsa ideia de neutralidade racial assumida por algumas pessoas brancas brasileiras.
Ep 9 Lourenço Cardoso – Título: Tipos de Branquitude
O doutor em ciências sociais, Lourenço Cardoso, fala sobre dois tipos de branquitude, a acrítica e a crítica e como elas se manifestam no Brasil.
Ep 10 Vinícius Belizário – Título: Branquitude na Mídia
O professor e pesquisador Vinícius Belizário conversa com Karen de Souza sobre como as manifestações da branquitude na mídia impactam o imaginário social e a luta pela equidade.
Ep 11 Cida Bento – Título: Herança Branca: Análise da Branquitude nos últimos 20 anos
A doutora em psicologia social, Cida Bento, que estuda a branquitude há mais de 20 anos, apresenta um panorama sobre a branquitude no Brasil, neste período.
Ep 12 Geni Núñez – Branquitude e Orientações de Gênero
A pesquisadora Geni Núñez reflete sobre as consequências da colonização nas orientações de gênero e de sexualidade entre os povos que compõem o Brasil.
Ep 13 Liv Sovik – Branquitude na Música Popular Brasileira
A professora do departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Liv Sovik, fala sobre como a branquitude é reafirmada na MPB.
Ep 14 Joyce Lopes – Mestiçagem e Branquitude
A assistente social e antropóloga, Joyce Lopes, conversa com Lia Vainer Shucman sobre os desafios enfrentados pelos mestiços brasileiros.
Ep 15 Casé Angatu – Ser a Terra e Possuir a Terra
O indígena, historiador e professor Casé Angatu fala sobre como a colonização alterou a relação de homens e mulheres com a terra.
Ep 16 Tatiana Nascimento – Culpa Branca e Responsabilização
Tatiana Nascimento conversa com Karen de Souza sobre as consequências da culpa branca para indivíduos negros e negras.
Ep 17 Lia Vainer Shucman – Entre o Branco e o Branquíssimo
Lia Vainer Schucman conversa com Karen de Souza sobre os resultados obtidos na pesquisa que analisou diferentes tipos de pessoas brancas que vivem na cidade de São Paulo.
Ep 18 Marcio Tralci – Título: Branquitude e Esporte
O doutor em psicologia social, Marcio Tralci fala sobre como a branquitude se reafirma usando os espaços atingidos pelo esporte e os conceitos disseminados pelas diversas modalidades esportivas.
Ep 19 Stella Paterniani – Título: Branquidade e Estado
A antropóloga Stella Paterniani conversa com Karen de Souza sobre como o Estado manifesta características da branquitude.
Ep 20 Silvio Almeida – Título: Branquitude e Judiciário Brasileiro
O professor e advogado Silvio Almeida conversa com Lia Vainer Schucman sobre como as leis brasileiras tratam as pessoas brancas.
Ep 21 Marcio Tralci – Título: Racismo Científico e Esporte
O doutor em psicologia social Marcio Tralci fala sobre como conceitos do século XIX, que não têm comprovação científica, determinam a vida e prática esportiva de atletas brasileiros na atualidade.
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter