Ministério do Meio Ambiente deverá ter orçamento reduzido em 2021
Compartilhar
Meio Ambiente com orçamento menor em 2021
Tudo indica que 2021 será um ano mais complicado para o enfrentamento dos problemas ambientais no Brasil. Isso porque o orçamento previsto para o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável por gerenciar as principais políticas públicas do setor – é o mais baixo das últimas duas décadas.
O alerta é do Observatório do Clima, que publicou um relatório sobre as verbas destinadas para a pasta nesse período. O Governo Federal prevê, este ano, um orçamento de aproximadamente 1,7 bilhão de reais para todas as despesas do ministério. Para efeitos comparativos: desde o ano 2000, o orçamento não ficava abaixo de 2,9 bilhões de reais.
Outro ponto importante do relatório demonstra que o número de multas do Ibama em 2020 foi o menor das últimas duas décadas. As consequências do enfraquecimento das políticas ambientais são graves: no passado, foi registrado aumento de quase 10% no número de queimadas. Em 2019, o país já tinha registrado crescimento de 34%.

Quer ficar bem informada(o) em apenas um minuto? Assista a todos os conteúdos do Minuto Futura!
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter