Notícia: Confira os destaques da programação para o Dia da Consciência Negra

Confira os destaques da programação para o Dia da Consciência Negra

Programação do Canal Futura promove reflexão constante, com culminância no dia 20 de novembro

Sustentamos o debate e a reflexão sobre a consciência negra e uma educação antirracista o ano todo. O Dia Nacional da Consciência Negra é, portanto, momento de culminância para nós. E é nesse sentido que reforçamos a importância de uma programação dedicada a esses assuntos.

Confira os destaques do Dia Nacional da Consciência Negra

Live Educação Antirracista
 
Imagem de um smartphone ligado e sendo tocado pelo dedo indicador de uma mão humana

Com Renato Noguera, Doutor em Filosofia, pesquisador e professor da UFRRJ, a live abordará como gestores, educadores e toda a comunidade escolar podem estar engajados para promover uma educação antirracista. A mediação será de Marisa Silva, da Fundação Roberto Marinho.

No Instagram do Canal Futura
Quinta-feira, 19/11
18h30

Ocupação Teresa Cristina
Mulher negra de cabelos cacheados, batom vermelho e brincos chiques está sorridente e trajando um vestido preto
(Foto: André Pokan)

A cantora Teresa Cristina vai ocupar o Instagram do Canal Futura com música e bate-papo para o Dia da Consciência Negra. A “Rainha das lives” ­­fará uma apresentação com repertório dedicado à cultura negra e com conversas sobre o tema.

No Instagram do Canal Futura
Sexta-feira, 20/11
19h

Educação das relações étnico-raciais
Logomarca do podcast Chão de Escola. Um fundo verde com as as palavras escritas na cor branca

O último episódio desta temporada do podcast Chão de escola traz a conversa com 2 professoras sobre o trabalho com a história e a cultura africanas nas escolas.

Confira o podcast Chão de escola

Àgbára Dúdú: série retrata o candomblé e a cultura afro-brasileira
Uma mulher negra está de top tomara que caia, brincos enormes de argola, turbante envolvendo os cabelos, um colar vermelho, tintura vermelha espalhada pelo rosto e lantejoulas também vermelhas penduradas pelo braço direito. Ela está olhando seriamente para um objeto que segura com a mão direita, com o braço levantado acima da altura de sua cabeça

Com estreia no dia 20, às 22h, a série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras foi gravada na Bahia e conta com 13 episódios. Ambientada nos terreiros de candomblé e construída pela vivência do povo de santo, a produção faz uma imersão na cultura e na religião afro-brasileiras a partir da trajetória de grandes líderes e suas comunidades.

Com produção da Truque e direção de Silvana Moura, a série aborda temas como identidade, negritude, racismo, intolerância, história, cultura, religiosidade e gênero, entre outros.

Àgbára Dúdú – Narrativas Negras 

No Canal Futura:
Estreia: 20/11 (sexta-feira), às 22h
Exibição: toda sexta-feira, às 22h
Disponível gratuitamente no FuturaPlay!

Saiba mais sobre a série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras

Tempo Presente
Logomarca da série Tempo Presente. Um fundo azul com as palavras escritas em branco

A série documental Tempo Presente, de 13 episódios, aborda temas brasileiros contemporâneos a partir da vivência de 2 personagens e o estudo de um pesquisador especializado. No 1º episódio, será abordado o genocídio negro.

Com produção da TVA2 Produções e direção de Rodrigo Mac Niven, em seu episódio de estreia a série acompanha a luta de uma mãe que perdeu o filho e a rotina de um policial do Movimento de Policiais Antifascismo na periferia de Salvador, para levantar o questionamento: quem sofre com a violência do Estado?

Tempo Presente

No Canal Futura:
Estreia: 20/11 (sexta-feira), às 21h
Exibição: toda sexta-feira, às 21h
Disponível gratuitamente no FuturaPlay

Saiba mais sobre a série Tempo Presente

Entrevista – Branquitude
Montagem de duas fotos de mulheres diferentes, lado a lado. Uma negra de blusa xadrez e outra branca de camisa branca e um casaquinho preto por cima

Nova temporada do Entrevista debate o conceito de branquitude e o papel da população branca na manutenção do racismo no Brasil.

Nesta temporada, o programa ganha novo formato. Ao invés de um apresentador, duas apresentadoras lideram a série de conversas: uma mulher negra e uma mulher branca ouvem pesquisadores e intelectuais brasileiros sobre temas como a definição de branquitude; o privilégio branco; o homem branco a partir do olhar dos povos originários; a criação do conceito de raça; vantagens estruturais das pessoas brancas; a falsa ideia de neutralidade racial; e a branquitude na mídia, entre outras questões.

Saiba mais sobre o Entrevista – Branquitude

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?