Artigo: Dia Nacional da Cultura

Compartilhar

Faça outra pessoa sorrir também porque a alegria compartilhada vai muito além. Acredite!
A gente precisa de afeto. Eu quero afeto para a minha quebrada.
Viajante Lírico (Diz Aí - Juventudes Transformadoras, Artivismo 021)

A palavra cultura vem do latim e, no início, estava ligada ao cultivo da terra. Com o tempo, ganhou significados mais abstratos, como o cultivo do pensamento, do afeto, dos valores e expressões humanas, dos costumes de um povo.

A cultura brasileira nasce do encontro — e dos embates — entre saberes e práticas dos povos originários da terra e dos que por aqui chegaram: europeus com o intuito de colonizar, os africanos por eles escravizados. Dessa disputa de narrativas e da mistura entre essas culturas é forjada a identidade do povo brasileiro, marcada pela diversidade e pela força coletiva. Não é à toa que, no Brasil, foi necessário declarar na Constituição Federal que o estado é laico. E que foi preciso criar leis para assegurar a inclusão da herança cultural negra e indígena na educação básica brasileira.

Celebrar e valorizar a nossa cultura é reconhecer essa diversidade como riqueza e afirmar que só há caminhos prósperos para o Brasil se houver diálogo, respeito e liberdade. É por isso que, neste dia da Cultura, o conjunto reúne materiais que transcendem todo tipo de preconceito, seja racial, de gênero ou de idade, religioso ou de qualquer natureza, abordando temas que vão da sociobidiversidade ao folclore, da educação ancestral ao artivismo de juventudes transformadoras e coletivos jovens. Porque cultura é, acima de tudo, uma construção comunitária.