Notícia: Vem aí a temporada especial do Entrevista – 25 Anos Futura

Vem aí a temporada especial do Entrevista – 25 Anos Futura

teste

Tony Bellotto comanda esta viagem no tempo, acompanhado de uma turma que ajudou a construir o canal

Não é tarefa fácil selecionar aqueles programas ou projetos que representam a história do Futura. Claro! Estamos falando de 25 anos de produção de conteúdo e de ações que ajudaram a disseminar conhecimento relevante para nossos estudantes, professores e gestores. Mas topamos o desafio!

E a nova temporada do Entrevista vai fazer um resgate emocionante das atrações que marcaram nossa grade e nossas frentes de trabalho. Sob o comando do músico e escritor Tony Bellotto, artistas, ex-apresentadores, lideranças e educadores relembram suas participações e atualizam as pautas que desenvolveram nas telas do canal.

“Conversei com pessoas de variadas origens, com diferentes experiências de vida. Todas unidas pelo compromisso de difundir o conhecimento e a educação”, avalia o guitarrista, que, além de apresentador, também é entrevistado! É que, de 1999 a 2016, ele foi o “maestro” do “Afinando a Língua”, programa que unia música, literatura e convidados super especiais.

“Eu muito mais aprendi do que ensinei apresentando o Afinando. Desde as questões gramaticais, literárias e estéticas, até as entrevistas, em que pude conversar com gênios da cultura brasileira como Ferreira Gullar, Jorge Mautner... É uma experiência que eu guardo com muito carinho e muito orgulho!”

Convidadas e convidados do Entrevista - 25 anos Futura

A lista de convidados da temporada especial do Entrevista merece mesmo um spoiler. Jairo Bouer, Sandra Annenberg, Letícia Sabatella, Spartakus Santiago, Djamila Ribeiro, Marcelo Gleiser, Conceição Evaristo, Alexandre Henderson...

Estes são apenas alguns dos nomes que enriquecem os episódios não só com a memória afetiva, mas com muita informação importante para os dias atuais. E, se o momento é de recordações, como não citar a participação de Priscilla Campos, nossa eterna Teca na TV! A atriz, que hoje é cantora, nos visitou pessoalmente, acompanhada do querido e inesquecível Farofa! Quem adorava ver o programa, um dos maiores sucessos da faixa infantil nos anos 2000, vai lembrar da formiguinha simpática que contracenava com a Teca.

“O Futura meio que me criou. Eu comecei a gravar com oito anos! Tinha noção de que estava levando educação para as crianças e eu estava sendo educada também. Tenho muito amor pela Teca e pelo Canal. Sempre me senti muito abraçada”, revela a atriz.

Em uma sala decorada em tons de lilás e rosa, uma mulher está sentada à esquerda e um homem está à direita.
Vilma Guimarães e Tony Bellotto.

Como o Futura vai além dos programas que vemos na tela, um time competente de educadores, produtores e jovens lideranças também vai compartilhar a experiência de engajamento nas iniciativas do canal. “Foi para mim uma realização profissional e, ao mesmo tempo, um complemento, um renascimento do que eu fazia com o Telecurso, do que eu fiz como professora na escola pública. O Futura fechou para mim um ciclo, mas fechou da forma mais brilhante, da forma mais significativa, do ponto de vista da educação de qualidade”, avalia Vilma Guimarães, primeira gerente de educação e colaboradora ativa na criação do Canal.

Outro depoimento importante vem dos participantes do Geração Futura. Eles também contam um pouco da aventura de integrar as oficinas de audiovisual desenvolvidas desde 2004 com universitários e professores de todo o país. Um dos relatos é de Sara Pavani, jornalista do programa Profissão Repórter.

“O canal foi meu primeiro sentimento de coragem. Eu venho de uma cidadezinha muito pequena e, através do projeto Geração Futura, pude conhecer o mundo”, relembra.

Vinte e cinco anos, 25 episódios

A nova temporada vai entrelaçar muitos depoimentos e mostrar um pouco das transformações pelas quais o Canal passou. Mas, como bem resumiu o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que também embarcou nesta jornada, certas coisas não mudam jamais.

“O Futura é importante porque, hoje, representa o mais longevo projeto de comunicação de interesse público no Brasil, que nunca se afastou da causas à quais ele se aliou desde o início: seu compromisso com as juventudes, com as políticas afirmativas, com infância sem violência, com a educação. Não há nenhum outro exemplo disso no Brasil e talvez poucos no mundo”.

A estreia da temporada especial está prevista para o dia 8 de agosto, com episódios inéditos de segunda a sexta, às 20h45. Se você ama o Futura como a gente, então prepare o lenço porque o papo será pura emoção e nostalgia!

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?