
Na última sexta-feira (26/09), Belém foi palco de um encontro especial que movimentou a cena cultural da cidade: a première do programa "Caça Joia - Especial Belém". O evento para convidados aconteceu às 18h, no Museu da Imagem e do Som Pará.
A noite foi dedicada a revelar ao público os principais talentos da música independente paraense, em uma verdadeira vitrine da pluralidade sonora da Amazônia. Sob a curadoria de Pamella Gachido e do músico e apresentador Chinaina, 13 artistas foram selecionados para compor essa temporada que passeia por diferentes estilos — do hip hop ao brega, passando pelo rock e outros gêneros que fazem parte do mosaico musical do Pará.
“A temporada especial do Caça Joia está repleta de grandes artistas da cena musical de Belém. É um material tão rico e com tanta diversidade, que eu não saberia destacar um episódio. Indico maratonar a série inteira, que ainda tem de bônus, belos cenários de Belém e o papo descontraído e alto astral do Chinaina”, avalia André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.
Os nomes escolhidos para brilhar nesta edição são: Nic Dias, Aqno, Valéria Paiva, Cout, Baile do Mestre Cupijó, Jeff Moraes, Karen Francis, Keila, Manatins, Malu Guedelha, Meio Amargo, Reiner e Samaúma. Cada um deles traz em sua obra a força de uma identidade forte e potente, traduzida em ritmos, narrativas e experiências que dialogam tanto com a tradição quanto com a inovação.
“São pouquíssimos os programas na televisão que apostam em novos artistas. Vivemos um tempo que para boa parte do mercado musical, os números de seguidores são mais importantes do que qualidade artística e muita gente talentosa acaba não tendo espaço para mostrar sua música. Por isso, o Caça Joia é importante para a nova cena musical que surge agora: é sobre curadoria dedicada, e não sobre números e algoritmo. Nos meus tempos de MTV, eu entrevistei muito artista consagrado, mas meu tesão sempre foi trocar ideia com quem estava começando, com a novidade. Estou sempre de olho em novos artistas. Cada cena que surge, eu quero estar perto, entender o que está acontecendo e participar daquilo. A minha parceria com o Mombojó começou assim. Escutei a demo deles e dias depois, a gente já estava compondo músicas. Fazer o Caça Joia é devolver e agradecer a tudo o que a música fez por mim. Também fui um artista em início de carreira e ainda bem que alguém estava de olho no meu trabalho. Se hoje, eu posso ajudar e dar visibilidade para quem está chegando, essa é a minha missão”, finaliza Chinaina.
O programa estreia no Canal Futura e no Globoplay no dia 3 de outubro, com reprises aos domingos, às 9h; às terças, às 12h; e às quintas, às 18h. Dirigida por Pamella Gachido e realizada em coprodução do Canal Futura com a Pedra Onze, esta nova temporada reforça a vocação do Caça Joia de revelar e valorizar a riqueza da música brasileira em toda a sua diversidade.
As quatro temporadas anteriores seguem disponíveis gratuitamente no Globoplay, permitindo ao público revisitar e descobrir talentos que já passaram pelo palco do projeto.
Em breve, serão divulgadas as datas de estreia de cada artista e os clipes que compõem o Caça Joia - Especial Belém. Prepare-se para se encantar com os sons, vozes e histórias que só a Amazônia é capaz de oferecer.
Serviço
Caça Joia - Especial Belém
- Estreia: Dia 3 de outubro
- Horário: 21h15
- Reprises e horários alternativos: sábado, às 11h45 e às 4h, domingo, às 19h, segunda, às 13h15, terça, às 20h15, quinta, às 17h15 e quinta, às 2h30
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais.
Acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 320 títulos originais e licenciados e mais de 6.600 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.