Notícia: Futuro da educação é tema do último episódio da temporada do Debate

Futuro da educação é tema do último episódio da temporada do Debate

A diversidade, a inclusão e a digitalização crescente são exemplos de temas que, cada vez mais, aparecem no horizonte da comunidade escolar. E, longe de ser um futuro distante, estas questões já mobilizam as discussões e a preocupação dos educadores do mundo inteiro. O último episódio da temporada do Debate também vai pegar carona no assunto.

“Qual a profissão do futuro? Para mim, ainda é a profissão docente. Ela jamais vai poder morrer. Ela vai ter que se perpetuar”, reflete Paula Beatriz, primeira diretora trans das escolas públicas de São Paulo e convidada do programa.

Paula Beatriz e Cristiano Reckziegel no Debate

Mas esta continuidade certamente demandará adaptação, e não só para os educadores. É o que mostra um relatório do Fórum Econômico Mundial de XXXX. O documento indica que mais da metade dos profissionais que atuam hoje no mercado terão que se requalificar até o ano de 2025. Isto porque, até lá, o trabalho atual será considerado ultrapassado. E as novas tecnologias tem um papel relevante neste processo.

“Aqui tem uma crescente procura de estudantes por carreiras tecnológicas”, relata Vinicius Assis, jornalista correspondente na África do Sula e comentarista do Debate. Ele explica que, no início do ano, o governo local divulgou uma série de componentes que foram incluídos na grade curricular, como, por exemplo, disciplinas na área da aviação, engenharia, hospitalidade. “A ideia era trazer algumas atividades mais técnicas”, conclui.
Além das tendências profissionais, o último episódio da temporada também vai abordar as consequências da pandemia na educação. A Paula Beatriz explica que muitos educadores passaram por dificuldades por terem que encarar o ensino remoto da noite para o dia. Para ela, a manutenção do vínculo dos alunos com a escola também foi outra dificuldade que, só agora, com o retorno ao presencial, começa a ser contornada. “Eu não via aquele compromisso por parte dos responsáveis, e até de alunos. Quando voltam, eles veem o quanto nós somos importantes”, avalia a diretora.

Vinicius Assis, Jaqueline Gomes de Jesus, Paula Beatriz e Cristiano Reckziegel no Debate
Vinicius Assis, Jaqueline Gomes de Jesus, Paula Beatriz e Cristiano Reckziegel no Debate

Se você se preocupa com o futuro da educação, então não pode perder o episódio finale. Tem muito mais para refletir!!! A temporada do novo Debate contou com a participação especial de convidados como Serjão Loroza, Edney Silvestre, MV Bill, Ícaro Silva, Frei David, Caroline Arcari e tantos outros nomes incríveis.

Além de ir ao ar no Canal Futura, os programas da primeira e da segunda temporadas do Debate podem ser conferidos gratuitamente nas plataformas Globoplay e Canais Globo.

Serviço

Programa Debate – 2ª temporada

  • De 3 de maio a 26 de julho de 2022.
  • Todas às terças, às 21 horas.
  • Onde assistir: nas plataformas Globoplay e Canais Globo.

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?