Estreias de novembro no Futura: visitando a Amazônia, explorando a natureza e revisitando histórias
Compartilhar
Da Amazônia à Estônia, narrativas que celebram conhecimento, sustentabilidade e identidade
Em novembro, diferentes faces da Amazônia e da sustentabilidade ganham destaque na programação do Futura. O cinema brasileiro independente e a expectativa para o ENEM também marcam nossas produções. Além de, pela primeira vez, embarcamos em Minas Gerais para mais uma edição do festival que coloca luz na educação.
Logo no início do mês, o Festival LED realiza sua primeira edição em Belo Horizonte, ao vivo e com transmissão gratuita na TV e no Globoplay. E nos destaques, a tão aguardada estreia de Amazônia Urbana, vencedor do 15º Pitching Doc Futura.
A grade segue abordando os impactos da crise climática mundial em Tem Clima Pra isso? e as sabedorias indígenas e ribeirinhas do norte brasileiro em Gaia Amazônia. Já no Maranhão, as tradições também são pauta em Sou Quilombola.

Diretamente da Estônia, a nova temporada do Expresso Futuro traz exemplos de equílibrio entre a tecnologia e a natureza, e na costa do continente africano, o documentário Cabo Verde – Um sonho possível mostra como o arquipélago se tornou um exemplo para o mundo.
E ainda temos espaço para os interessados por cinema, com os bastidores da produção brasileira independente em Claquete e com mais um debate no Cineclube Futura, dessa vez do venezuelano Palo Malo. E, claro, dicas e bastidores da preparação de jovens para um dos exames mais importantes do ano em Lá Vem o Enem.
Vamos juntos em mais um mês recheado de novidades?
Confira nossa programação completa:
ESTREIAS DE NOVEMBRO NO FUTURA
Festival LED BH – Ao Vivo
O Festival LED BH chega com mais de 5 horas de transmissão ao vivo, celebrando inovação, diversidade e o poder transformador da educação.
Estreia: 03/11, segunda-feira, a partir das 10h30.
Tem Clima Pra Isso? – 1ª temporada
A luta contra a crise climática é de todos nós. A série mostra como cada pessoa pode fazer a diferença, com uma abordagem popular, antirracista e acessível.
Estreia: 05/11, quarta-feira, 22h30.

Claquete – 2ª temporada
Espaço dedicado ao cinema brasileiro independente, com exibições semanais seguidas de conversas sobre os desafios e bastidores da produção audiovisual.
Estreia: 07/11, sexta-feira, 23h.
Lá Vem o ENEM
Diana e Felipe recebem professores e alunos para falar sobre a preparação para o ENEM. Com dicas, jogos e histórias inspiradoras, o programa traz leveza e motivação na véspera da prova.
Estreia: 08/11 e 15/11, sábados, 18h30.
Expresso Futuro – 9ª temporada
Na Estônia, Ronaldo Lemos revela como um pequeno país se tornou referência mundial em tecnologia, educação, cultura e equilíbrio com a natureza.
Estreia: 10/11, segunda-feira, 21h.
Gaia Amazônia – Sabedorias Ribeirinhas
O Gaia, um típico barco amazônico, navega por comunidades caboclas e indígenas, revelando vozes espontâneas e as sabedorias ribeirinhas da Amazônia.
Estreia: 14/11, sexta-feira, 21h.
Sou Quilombola
A série retrata as tradições, culturas e dinâmicas das comunidades quilombolas maranhenses que preservam e fortalecem a identidade negra no Brasil.
Estreia: 18/11, terça-feira, 22h30.
Cabo Verde – Um Sonho Possível
O documentário mostra como o povo cabo-verdiano transformou um arquipélago árido em exemplo de sustentabilidade, guiado por Amílcar Cabral e pela cultura de paz expressa na voz de Cesária Évora.
Estreia: 22/11, sábado, 21h.
Mundo.doc – Amazônia Urbana
A voz de uma Belém que resiste. Amazônia Urbana – Belém Entre Dois Mundos mergulha nas contradições de uma cidade amazônica que se transforma em cenário para a COP 30.
Estreia: 29/11, sábado, 21h.
Cineclube Futura – Pelo Malo
Junior quer alisar o cabelo para a foto da escola e se parecer com um cantor famoso, mas seu desejo pode gerar um confronto com sua mãe.
Estreia: 30/11, domingo, 22h.
Amazônia Sustentável e Produtiva
Série em animação que apresenta a Amazônia e suas cadeias produtivas, destacando a sociobiodiversidade, o valor econômico e o equilíbrio climático da região.
Estreia: nos intervalos da programação.
--
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.
