Notícia: Educação sexual de crianças e adolescentes no Debate

Educação sexual de crianças e adolescentes

Debate tem novo formato e conta com equipe de comentaristas

Talvez nenhum outro tema desperte tantas resistências e tabus como o da educação sexual de crianças e adolescentes. E, quando o assunto é levado para o ambiente escolar, as dúvidas das famílias sobre a melhor abordagem costumam ser ainda mais evidentes. Uma pesquisa do Datafolha, de 2019, mostrou que 54% dos brasileiros concordam com a educação sexual em sala de aula. Contudo, 44% ainda reprovam esta prática.

Diante de tantos questionamentos, o terceiro episódio da nova temporada do Debate vai tratar do assunto com a ajuda especializada da pedagoga Caroline Arcari. A nova edição abordará pautas como menstruação, autoproteção, violência sexual e a nossa relação com o corpo.

“Educação sexual é falar sobre todos os conteúdos da vivência da sexualidade, que vai muito mais do que genitalidade, o corpo, a anatomia. É falar sobre consentimento; falar sobre a própria identidade; falar sobre sentimento, em qualquer relação. É colocar os limites; é falar de prevenção, de violência sexual. Tudo isso é educação sexual”, explica a pedagoga.

Uma mulher e um homem estão sentados e sorriem, um para o outro.
Caroline Arcari e Cristiano Reckziegel falam sobre educação sexual no Debate. (Foto: Divulgação)

Caroline Arcari também foi apresentadora do programa Entrevista: Infâncias (2020-2021), que apresentou recortes profundos sobre o universo das crianças, aqui entendidas como atores de seus próprios mundos. Todos os episódios podem ser acessados no Globoplay.

Novo formato do Debate

Este ano, o Debate ganhou um formato diferente, com novo estúdio e uma equipe afiada de comentaristas. Para a conversa sobre Educação sexual, estiveram presentes Márcia Kambeba, escritora e poeta indígena; Márcia Azevedo, a Tia Má, jornalista, escritora e influenciadora digital; e Dani Balbi, professora doutora em ciência da literatura.

Três mulheres, à esquerda, estão com suas imagens projetadas enquanto conversam por videoconferência com duas pessoas, uma mulher e um homem, que estão sentados, à direita.
Márcia Kambeba, Tia Má, Dani Balbi, Caroline Arcari e Cristiano Reckziegel no Debate. (Foto: Divulgação)

“Na minha infância eu não tive educação sexual nas escolas, mas sempre tive uma mãe que tinha uma visão para além do tempo dela. Minha mãe começou a me ensinar, muito cedo, a importância de olhar para o meu corpo e respeitar cada pedaço. Entender que o meu corpo era meu e que as outras pessoas não poderiam me tocar. Isso foi muito importante e meu primeiro contato com a educação sexual”, afirmou Tia Má.

O terceiro episódio da nova temporada vai ao ar nesta terça-feira, 17 de maio, às 21h, na tela do Canal Futura. As edições também ficam disponíveis no Globoplay.

Serviço

Programa Debate – 2ª temporada

  • De 3 de maio a 26 de julho de 2022.
  • Todas às terças, às 21 horas. Disponível também nas plataformas Globoplay e Canais Globo.

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?