Notícia: Canal Futura divulga filme vencedor da 16ª edição do Doc Futura

Canal Futura divulga filme vencedor da 16ª edição do Doc Futura

Compartilhar

O longa-metragem ‘Mulheres de 90’ foi selecionado entre 136 inscritos de todo o país

Uma mulher jovem está em pé em um jardim com muitas plantas verdes e palmeiras baixas. Ela sorri para a câmera e usa uma camisa colorida em tons de laranja, azul, verde e preto, combinada com calça preta. Seu cabelo está preso em uma longa trança lateral. Atrás dela, há paredes cobertas por plantas e um prédio com fachada azul. A imagem passa uma sensação de tranquilidade e acolhimento.
Érica Sansil da produtora 2 Olhos Negros Filmes, do Rio de Janeiro. Foto: Felipe Conrado

O vencedor da 16ª edição do Doc Futura foi conhecido nesta quarta-feira, 10. O documentário Mulheres de 90, dirigido por Érica Sansil, foi selecionado entre 136 projetos inscritos de todas as regiões do país. A produção aborda, com sensibilidade, o envelhecimento feminino e foi representada pela própria diretora, da produtora 2 Olhos Negros Filmes, do Rio de Janeiro.

Nesta edição, dez projetos de longa-metragem foram finalistas e participaram de uma rodada de pitching, na qual os idealizadores defenderam suas propostas diante de uma banca de especialistas convidados pelo Canal Futura. A comissão julgadora foi formada por Cleissa Regina, roteirista, diretora e produtora; Flavia Lima, gerente de Conteúdo de Variedades da área de Produtos Digitais da Globo; Mariana Genescá, produtora de documentários de impacto social e fundadora da Amana Cine; Rodrigo França, cineasta, ator, diretor, escritor e roteirista; e Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura.

O filme Mulheres de 90 acompanha três mulheres de 90 anos que compartilham com sensibilidade e coragem as dores e as delícias de envelhecer. Entre memórias, vaidades, afetos e sonhos, revelando a força de existir em uma sociedade que insiste em torná-las invisíveis.

A foto mostra uma sala de reuniões com várias pessoas sentadas, prestando atenção a algo fora do enquadramento, à esquerda. Na parte da frente, há uma mesa comprida com cinco pessoas sentadas lado a lado. Atrás desse grupo, outras pessoas estão sentadas em cadeiras brancas, formando uma segunda fileira. Elas também observam a atividade com atenção; algumas usam celulares ou seguram objetos no colo.
Banca de avaliação do Doc Futura assistiu apresentação de dez projetos. Foto: Levi Lopes

Uma iniciativa do Canal Futura, o Doc Futura fomenta a produção audiovisual crítica e criativa no Brasil, com foco na valorização de produções independentes e diversas. Lançado no segundo semestre de 2025, o edital tem como objetivo selecionar projetos para a realização de documentários inéditos para a programação do canal.

O líder de projetos do canal, André Libonati, destaca como o Doc Futura é importante para conhecerem novas produtoras e observar como entendem as questões do mundo atual.

"Promover o Doc Futura há 16 anos nos permite um contato com novas produtoras e com novos olhares sobre as questões do Brasil. Nesta edição, podemos observar como os produtores interpretam a pauta dos Direitos Humanos. É importante mantermos uma diversidade temática, que já incluiu temas como os desafios do mercado de trabalho, educação e as comunidades indígenas e LGPTQIAPN+ em anos anteriores. O nosso objetivo é que o documentário Mulheres de 90 possa fomentar a discussão e compreensão da sociedade sobre o tema deste ano”.

O tema central desta edição foi ‘Direitos Humanos’. A iniciativa deu total liberdade para que os inscritos buscassem o olhar mais original para o foco, sem restringir as formas de narrativa. O público-alvo das produções é livre (considerando, para tanto, a classificação etária indicativa do Ministério da Justiça).

O projeto vencedor será acompanhado pela equipe do Futura em todas as suas fases, desde a pré-produção até a etapa da finalização, entre janeiro e agosto de 2026. A produção será exibida no Canal Futura e disponibilizada gratuitamente no Globoplay, proporcionando grande alcance do projeto desenvolvido na sociedade, impactando e fomentando reflexões dos espectadores acerca do tema abordado.

A partir da iniciativa, o Futura celebra uma das suas maiores vocações: fomentar e apoiar a produção audiovisual independente. Ao longo dos últimos 16 anos, os documentários revelaram assuntos que impactaram e formaram um mosaico da sociedade brasileira. Os filmes selecionados costumam abordar causas sociais importantes a partir da perspectiva de realizadores locais e personagens das comunidades.

Alguns deles, inclusive, receberam indicações ao Emmy, como ‘De Volta’, em 2014, e ‘A primeira pedra’, em 2019. Os editais do Doc Futura trouxeram muita reflexão sobre temas interessantes, complexos e atuais como a sexualidade das pessoas com deficiência física, as ocupações em São Paulo, Direitos Humanos, saúde mental, as lutas da comunidade LGBTQIAPN+, linchamento, migrações, violência armada, movimento feminista, democracia, entre tantos outros.

Todos os documentários incentivam o debate e colocam na pauta nacional as situações, problemas, conflitos e dilemas encontrados dentro dos universos apresentados, tornando-os importantes insumos para o conhecimento de realidades tão distintas e a construção de um futuro melhor, mais igualitário e digno para todos nós.

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.