Fundação Roberto Marinho anuncia parceria com o Governo do Espírito Santo e a OEI para formação técnica em cultura e cidadania
Compartilhar
Projeto vai permitir que estudantes do ensino médio técnico cursem itinerário formativo em gestão cultural e cidadania
A Fundação Roberto Marinho anunciou, nesta sexta-feira (17), uma parceria inédita com o Governo do Espírito Santo e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para o desenvolvimento de formações em gestão cultural e cidadania voltadas a estudantes da rede pública. O anúncio foi feito durante o seminário ‘Cais de Todos’, realizado no Cais das Artes, em Vitória, e marca o início de um novo ciclo para o complexo cultural capixaba.
A iniciativa prevê a criação de um itinerário técnico profissional em cultura e cidadania, com atividades teóricas e práticas de formação em um espaço cultural. O programa será implementado em parceria com a co.liga, escola digital de economia criativa, tecnologia e cultura. Criada pela Fundação Roberto Marinho e pela OEI, a escola tem o Grupo Motiva, por meio de seu instituto, como parceiro mantenedor.
“É uma oferta de itinerário técnico que vai permitir que os estudantes do ensino médio técnico possam cursar, ao mesmo tempo, a formação escolar e a formação técnica. A realização disso em um equipamento cultural, nesse caso no espaço Cais das Artes, é inédito. A parceria abre um precedente para que a gente possa ofertar essa modalidade de vivência prática em outros equipamentos culturais”, explica João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho.
Segundo João, o itinerário terá uma carga horária de 1.200 horas e terá uma saída para o perfil de produção cultural.
O anúncio sobre a parceria foi realizado durante a coletiva de imprensa e contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do diretor e chefe da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi; do Diretor Geral de Cultura da OEI, Raphael Callou, do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; e do secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha.
O Memorando de Entendimento será assinado na mesa de abertura do Seminário Cais de Todos, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, reúne especialistas nacionais e internacionais, curadores, educadores e representantes do poder público em um diálogo sobre arte, cultura, memória e identidade. O encontro tem como propósito discutir, de forma coletiva, o conceito e o futuro do Cais das Artes, consolidando o espaço como um polo de referência em inovação cultural, educação e economia criativa no Espírito Santo.