Notícia: Semana gLocal de Avaliação 2022: economia criativa, cursos digitais e políticas públicas para a Educação

Economia criativa, cursos digitais, avaliação e políticas públicas para a Educação

Nos dias 2 e 3 de junho, a Semana gLocal de Avaliação 2022 traz debates sobre economia criativa, cursos digitais, avaliação e políticas públicas para a Educação no Brasil, com dados como desigualdade no acesso à escola, conectividade, emprego e informalidade.

Logomarca do evento Semana gLocal de Avaliação 2022.

Informações sobre a Semana gLocal de Avaliação 2022

Evento 1: Refletindo parâmetros para M&A de cursos digitais de curta duração

O desafio da Inclusão Produtiva de Jovens perpassa a necessidade de investir em formações contínuas, alinhadas a oportunidades do mundo do trabalho. Observa-se o aumento de oferta de cursos livres, digitais, de curta duração, vocacionados a apoiar o desenvolvimento profissional das juventudes mais vulneráveis. Todavia, há poucas iniciativas de avaliação e monitoramento de escolas livres e, logo, poucos parâmetros de referência para fazê-lo. Este painel, abordará o M&A da co.liga, escola livre de Economia Criativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a OEI. E da EduLivre, projeto de educação gratuita, para apliação das oportunidades para jovens. Iniciativa do Sesi Nacional e parceria com a Unesco Brasil.

  • Data: 02 de junho
  • Horário: 10:00 às 12:00
  • Realizadores: FRM
  • Correalizadores: Grupo de Avaliação do GIFE, Edulivre e Logos Consultoria
  • Inscreva-se aqui.
  • Capacidade: 200 participantes

Oradora:

Rosalina Maria Soares - Assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho, atua há mais de 20 anos na área educacional, com ênfase em produção de conhecimento: pesquisa, monitoramento e avaliação. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Políticas Públicas.

- Monitoramento e Avaliação da Escola de Economia Criativa co.liga
Organização: Fundação Roberto Marinho

Ana Lima D império - Economista de formação, é sócia proprietária da Conhecimento Social - Estratégia e Gestão, cofundadora e consultora institucional de Rede Conhecimento Social. Consultora Técnica do Grupo de Avaliação do GIFE.

- Mediadora

  • Organização: Representando o Grupo de Avaliação do GIFE
  • Flávia Giffoni – Atua há 10 anos na área de educação a distância e tecnologias educacionais. É mestre em Avaliação (Fundação Cesgranrio) e Especialista em EaD (UFF e UNIFEI).

- Monitoramento e Avaliação no EduLivre

Organização: Educação Livre

Taiana Jung - Atua há 15 anos nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa, formação, avaliação e ESG com foco em processos participativos. É Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisa Social (ENCE/IBGE), Mediadora de conflitos (EMERJ) e Geógrafa (UFF).

- Monitoramento e Avaliação da Escola de Economia Criativa co.liga

  • Organização: Logos Consultoria

Evento 2 - Como as avaliações podem pautar debates e fortalecer as políticas públicas?

A Lei (10.097/2000) determina que as empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. A oferta de vagas nas empresas, no entanto, ainda se encontra distante da cota mínima estipulada pela Lei. Avaliações de impacto que informem a efetividade dos Programas de Aprendizagem para a inclusão produtiva dos jovens podem alimentar o debate e fortalecer a Lei da Aprendizagem. A avaliação de impacto do Programa Aprendiz Legal servirá de base para propor reflexões sobre a efetividade da Aprendizagem para a inserção, permanência dos jovens e diminuição das desigualdades no mercado de trabalho formal.

  • Data: 03 de junho
  • Horário: 10:00 às 12:00
  • Realizadores: FRM
  • Inscreva-se aqui
  • Capacidade: 200 participantes

Orador:

Marcelo Bentes - Formado em Comunicação Social com MBAs em Marketing e Relações Governamentais. Relações Institucionais da FRM onde atua na interlocução com o poder público e parceiros para a defesa da política pública e aprimoramento da Lei, permitindo a mais jovens serem beneficiados.

Organização: Fundação Roberto Marino

- Aprendizagem no Brasil e o Programa Aprendiz Legal

Juliana Vasconcelos - Doutora (2017) e Mestre em Demografia (2012) e Bacharel em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ganhadora do Prêmio Capes de Tese, na área de Demografia e Planejamento Urbano e Regional. É coordenadora da área de Monitoramento e Avaliação da Herkenhoff & Prates.

- Uso de dados administrativos para avaliar o impacto de Programas de Aprendizagem

Organização: Herkenhoff & Prates.

Katcha Poloponsky - Especialista em Juventudes e Mercado de Trabalho na Fundação Roberto Marinho e mestre em Economia pela UFF. É pesquisadora na área de Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, juventude e educação.

Organização: Fundação Roberto Marinho

- Avaliação de Egressos do Programa Aprendiz Legal

Sandro Samuel Pinto Tives - coordenador da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, é formado em jornalismo, na Universidade Positivo, e pós-graduado em gestão pública. Ainda, é vice-presidente do Fórum Nacional de Juventude.

Organização: Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná

- Projeto Cartão Futuro: como superar a fragilidade da Lei de Aprendizagem?

Saiba mais sobre a Semana gLocal de Avaliação 2022 clicando aqui.

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