Notícia: SEJA convida estudantes para pesquisa sobre participação no Encceja 2025

SEJA convida estudantes para pesquisa sobre participação no Encceja 2025

Compartilhar

Estudo da Fundação Roberto Marinho busca compreender resultados do programa; no ano passado, SEJA recebeu mais de 35 mil inscrições

A Fundação Roberto Marinho inicia nesta sexta-feira, dia 23, uma pesquisa com as pessoas inscritas no SEJA, curso digital e gratuito de preparação para o Encceja. O preenchimento do questionário é uma etapa fundamental para entender como o programa tem contribuído para a trajetória dos estudantes e para fortalecer ainda mais essa iniciativa, que em 2025 alcançou mais de 35 mil inscritos em todo o país. 

Ao responder à pesquisa, os participantes ajudam a Fundação a entender como foi a participação dos alunos do SEJA no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As informações coletadas são essenciais para aprimorar as estratégias de apoio aos estudantes e as ações de atração e permanência, ampliando o impacto do curso e beneficiando ainda mais pessoas que buscam concluir a educação básica. 

Com perguntas objetivas e rápidas, o formulário pode ser respondido em apenas dois minutos! O contato com os estudantes será realizado pelo Instituto Movva, por meio de ligação ou mensagem no WhatsApp.  

Qual o objetivo da pesquisa? 

O objetivo do SEJA é preparar os estudantes para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é direcionado a pessoas que não concluíram seus estudos na idade apropriada. Por meio da aprovação no exame, o candidato pode obter o diploma do ensino fundamental ou do ensino médio. É importante lembrar que o SEJA e o Encceja funcionam de forma independente.  

Como o Encceja é realizado pelo Inep, os resultados oficiais do exame não são automaticamente compartilhados com o SEJA. Por isso, o questionário solicita que os próprios participantes informem dados sobre inscrição, participação e aprovação na prova. Essa colaboração é decisiva para que a Fundação consiga medir os resultados do programa e seguir oferecendo um curso cada vez mais alinhado às necessidades reais de jovens e adultos que desejam conquistar a certificação do ensino fundamental ou médio. 

Como o SEJA funciona? 

Criado em 2024, o SEJA é um curso gratuito e digital que busca apoiar a preparação de jovens, adultos e idosos para o Encceja. O conteúdo é desenvolvido com base no currículo da educação básica e tem foco nas habilidades avaliadas pelas provas do Encceja.  

Além das atividades disponíveis, o SEJA também dispõe de professores para tirarem as dúvidas dos estudantes. O aluno pode estudar quando e onde quiser. Dentro da plataforma, o estudante tem acesso a sala de aula de sua turma, com o conteúdo organizado por módulos dentro de cada área do conhecimento. Para ajudar sua organização, também é disponibilizado um cronograma de atividades, o Guia de Estudos.  

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em 2025 o SEJA foi realizado em parceria com o Instituto Equatorial. Novas turmas serão abertas em março deste ano. Fique atento!