Programa Horizontes forma mais de 400 alunos no Ensino Fundamental em Esteio
Compartilhar
Concluir o ensino fundamental é um enorme desafio para milhões de brasileiros, mas para os estudantes do Programa Horizontes essa é uma etapa vencida! No dia 15 de dezembro de 2021, 420 estudantes do Programa receberam o diploma de conclusão do Ensino Fundamental em uma cerimônia emocionante.
Parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura de Esteio, no Rio Grande do Sul, o Programa Horizontes ofereceu aos estudantes da rede municipal de Esteio uma experiência diferenciada de aprendizagem. Por meio da metodologia Telessala – Incluir Para Transformar e dos materiais pedagógicos, distribuídos digitalmente através da plataforma digital Plurall, adolescentes e jovens que se afastaram dos estudos ou estavam fora da série correta para sua idade tiveram a oportunidade de avançar nessa etapa da Educação Básica. O currículo especial, construído em diálogo com as diretrizes curriculares da cidade e a Base Nacional Comum Curricular, incluiu um módulo de qualificação profissional de todos os estudantes, que recebem também o certificado para atuar com Ocupações Administrativas.
Para a maioria dos estudantes, a formatura foi um momento de perceber como a educação amplia os horizontes e abre as portas para inúmeras oportunidades profissionais e pessoais. Ao todo, o programa formou turmas de 10 escolas municipais de Educação Básica e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Emeja) Anisio Teixeira, obtendo um índice de aprovação de 95,45% dos estudantes que agora podem ingressar no Ensino Médio.
“Hoje é um dos dias mais gratificantes nessa jornada de quase cinco anos como prefeito. Os resultados foram melhores do que poderíamos imaginar, o que nos dá a certeza de que adotar o Horizontes foi a decisão certa.”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal. Para a Prefeitura de Esteio, contribuir para a formação destes estudantes significa não só um avanço importante para a educação local, como também a melhor preparação profissional dos jovens, contribuindo, inclusive, para a solução de outros problemas sociais desencadeados pela falta da educação básica.
“A experiência de Esteio é especialmente importante para nós. Promover um programa de correção de fluxo escolar durante a pandemia não foi fácil, mas se tornou um sucesso pelo trabalho incansável dos professores do município e da equipe da secretaria de educação. Hoje, Esteio se tornou uma referência regional neste tema da defasagem idade-ano, que é um problema enfrentado por toda a educação pública no Brasil.”, afirma João Alegria, Gerente Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.