Notícia: Parceria no território: Unidade Escolar FRM promove encontro com instituições do entorno

Unidade Escolar FRM recebe instituições da região

Incluir para transformar

A Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho está instalada na sede da Fundação Darcy Vargas, na Gamboa, bairro localizado na região portuária e central do Rio de Janeiro. E no dia 4 de julho, recebeu representantes de instituições do entorno da escola, com a presença de João Alegria, secretário-geral da FRM, e equipes da Fundação.

Estiveram presentes colaboradores do Clube do Empreendedor, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), da Enel e servidores da UPP da Providência (Polícia Militar do Rio de Janeiro).

Construção em tons de bege em foto tirada no entardecer. Ao fundo, céu azul.
Sede da Fundação Darcy Vargas, onde está instalada a Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho.

Para João, o fato de a região central do Rio apresentar os piores resultados educacionais da cidade foi importante para a escolha do local que sediaria a Unidade Escolar FRM: "O compromisso com essa população de maior vulnerabilidade educacional é o que dá sentido ao nosso trabalho. E queremos que outros atores socioeconômicos que estão na mesma região da cidade também estabeleçam compromisso com essas e esses jovens que acabaram se afastando da escola - mas precisam complementar sua educação básica".

Aspas

A educação é compromisso de toda a sociedade.


Aspas

Renan Carlos, diretor da Unidade Escolar FRM, entendeu que o encontro foi bastante produtivo: "Todos os participantes se sensibilizaram com a iniciativa da Fundação Roberto Marinho de oferecer escolaridade básica em uma região menos favorecida da cidade (a média de anos de estudo na região central do Rio de Janeiro está em 5,2 anos)". E disse mais: "Houve visita às salas e uma breve conversa sobre a metodologia de ensino. Os participantes acharam uma ótima oportunidade para os jovens e adultos que atendemos".

Tania Pimenta, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação, falou sobre o "lanche educativo" promovido pela Fundação, por meio da Sabores da Maré, para receber as instituições da região: "Foi um momento descontraído e importante para interagirmos com os alunos, além de criarmos uma oportunidade de falar sobre os desafios da educação no país com empresas e instituições parceiras e vizinhas".

A aproximação entre a Unidade Escolar e as instituições do seu entorno é muito importante. Vick Magalhães, coordenadora de Desenvolvimento institucional da casa, reforçou o papel estratégico que essas parcerias têm para a oferta de educação de qualidade a mais pessoas da região: "Dessa primeira conversa que tivemos,  podem surgir diversos formatos de parcerias, mesmo para mobilizar e atrair os alunos, aumentando a oferta de vagas".

Diversas pessoas, em pé e agachadas, sorriem dentro de uma sala de aula.
Estudantes da Unidade Escolar FRM reunidos na sala de aula com o professor João Raphael (sorrindo, ao fundo), João Alegria, Samanta Castro, Renan Carlos e Joana Ribeiro.

A Fundação Roberto Marinho, por meio da Unidade Escolar, reforça e valoriza a parceria com a Fundação Darcy Vargas em prol da educação, no propósito de não deixar ninguém para trás, agradecendo a presença dos representantes das instituições que puderam comparecer ao encontro.

Quer voltar a estudar ou conhece alguém que queira?

Se você quer concluir os seus estudos no Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, entre em contato com a Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho, dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas têm 3h de duração e acontecem de segunda a sexta-feira, na Rua do Livramento - nº 27, Gamboa, cidade do Rio de Janeiro. O ensino é gratuito e, neste momento, estamos recebendo inscrições para a lista de espera.

Podem se inscrever:

        . Para o Ensino Fundamental - pessoas com 15 anos ou mais;
        . Para o Ensino Médio - pessoas com 18 anos ou mais.

Nossa escola tem aulas nos seguintes turnos:

        . Tarde: 14h30 às 17h30
        . Noite: 18 às 21h

Confira onde há turmas da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho na Região Metropolitana do Rio:

  • São Gonçalo: 1 turma do Ensino Fundamental e 1 do Ensino Médio;
  • Del Castilho: 1 do Ens. Fundamental e 1 do Médio;
  • Centro - Gamboa: 2 turmas do Ens. Fundamental e 3 do Médio;
  • Complexo da Maré: 1 turma do Ens. Fundamental e 3 do médio.

Para mais informações, fale com a secretaria escolar: (21)97546-9509 (telefone e WhatsApp).

Se preferir, você pode comparecer no endereço informado acima, no horário de 14h às 18h (dias úteis).