João Gomes é o embaixador do Prêmio LED 2026: a voz do piseiro se une à premiação para iluminar a educação
Compartilhar
Inscrições já estão abertas para educadores, estudantes e empreendedores apresentarem suas iniciativas

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio LED - Luz na Educação, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho que mapeia, reconhece e impulsiona projetos inovadores no campo educacional. Com premiação total de R$ 1,2 milhão, o prêmio será dividido entre seis vencedores nas categorias estudantes, educadores e empreendedores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de setembro no site movimentoled.com.br.
Em 2025, o Prêmio LED ganha um novo embaixador: João Gomes, fenômeno da música brasileira, que empresta sua voz e sua história para reforçar o papel transformador da educação na campanha da edição deste ano da premiação. Durante as gravações, João emocionou a equipe ao relembrar momentos decisivos de sua trajetória, especialmente o incentivo de sua professora de português, que o apresentou à poesia e o motivou a escrever suas primeiras rimas. Antes de se dedicar à música, ele sonhava em ser professor, mas foi durante a pandemia que conquistou o sonho de cantar profissionalmente.
A trilha sonora da campanha traz o ritmo do piseiro, marca registrada do cantor, unindo autenticidade musical à força da educação como ferramenta de transformação social. Imagens vibrantes compõe a peça, um convite para que mais pessoas se unam ao movimento por uma educação de qualidade para todos.
“É uma honra poder se divertir e ver os nossos escritos se realizando. Cada pessoa que toma uma iniciativa, movida por um sonho ou por uma causa maior, é uma pessoa iluminada. E a gente segue iluminando do nosso jeito com a música, e agora com essa oportunidade de aparecer aqui para todas essas pessoas. Pra mim esse vai ser o maior presente, ver esses sonhos dando certo com o Movimento LED”, afirmou João Gomes durante as gravações da campanha.
“João é símbolo de uma juventude que inspira o Brasil. Tê-lo como embaixador reforça o papel do Prêmio LED como plataforma de visibilidade para trajetórias transformadoras e projetos educacionais que acontecem em diferentes regiões do país”, destaca Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da Globo.
A seleção dos projetos será feita com base em quatro critérios: Inovação, Impacto, Escala e Replicabilidade, e Rigor Metodológico. O processo seletivo é feito pela ponteAponte, especializada em editais de impacto social, e todo o processo é auditado. Os vencedores serão conhecidos em um programa especial na TV Globo em abril de 2026.
Desde sua criação, o Prêmio LED já premiou 27 iniciativas, distribuindo mais de R$ 5 milhões em premiações. O Movimento LED conta Conselho Consultivo composto pela Ashoka, Atlas da Juventude, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Cojovem, Divers.SA, Fundação Bradesco, Instituto Papo Reto, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIJ (Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica), Porto Digital, Preta Hub, Todos pela Educação, UNESCO, Unicef e Vozes da Comunidade, além do apoio institucional do Consed e da Undime.