Notícia: Inscrições abertas para o SEJA, curso gratuito online que prepara estudantes de todo o país para o Encceja

Inscrições abertas para o SEJA, curso gratuito online que prepara estudantes de todo o país para o Encceja

Realizado pela Fundação Roberto Marinho, curso prepara estudantes que estão fora da escola e pretendem fazer o Encceja, em agosto deste ano, para conquistarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio

 

Fundo branco, com a logomarca do projeto SEJA escrita em vermelho, ao lado de um grafismo também vermelho, que remete à marca do Telecurso.

Seja quem você quiser ser, por meio da Educação. Todas as pessoas que interromperam seus estudos, e não tiveram a oportunidade de completar a sua escolaridade básica, podem acompanhar as aulas do SEJA – curso preparatório online e gratuito para quem vai fazer o Exame para Certificação de Jovens e Adultos - Encceja. Organizado em salas online para os candidatos, o curso SEJA, concebido e oferecido pela Fundação Roberto Marinho, prepara estudantes que estão fora da escola para o Encceja e, assim, conquistarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. As inscrições estão abertas a partir de hoje, 19 de fevereiro. Uma vez inscrito, o aluno já pode entrar nas turmas online. O exame será realizado no dia 26 de agosto, em todo o país. Para participar do curso SEJA, basta acessar este link.

Podem fazer a prova jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive as pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova. 

Clique aqui para participar do SEJA

Trata-se de uma ótima oportunidade para não só aprofundar os conhecimentos nas disciplinas, mas também ter acesso a um conteúdo diversificado e de qualidade e às atividades que certamente vão ajudar os candidatos na preparação para o exame.  “A proposta do curso preparatório on-line SEJA é dar suporte pedagógico e preparatório para quem quer concluir a educação básica. A flexibilidade de poder acessar as aulas a qualquer momento, de acordo com o horário de cada um, faz toda a diferença. Além disso, a variedade de recursos disponíveis, como vídeoaulas, materiais de estudo e simulados, se confirma essencial para uma preparação abrangente”, ressalta Renan Carlos, diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho, que complementa: “A equipe de professores está sempre atenta às últimas atualizações no conteúdo do exame, tranquilizando os estudantes e os deixando mais preparados para os desafios que encontrarão. A interatividade proporcionada pelo curso, através de fóruns de discussão e sessões de dúvidas ao vivo, também é fundamental. É possível esclarecer dúvidas com os professores e trocar experiências entre os próprios estudantes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo que os impulsiona ainda mais. Ao oferecer essa oportunidade, a Fundação Roberto Marinho investe nos jovens e adultos que ficaram excluídos no seu desenvolvimento educacional e contribui para a redução da desigualdade social no país.”

A responsabilidade pela inscrição no Encceja é do estudante, e o certificado de conclusão é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no edital do exame. 
 
Para mais informações sobre o Encceja, acesse o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 
 
A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho