Notícia: Estudantes da Escola Fundação Roberto Marinho se formam hoje no Museu do Amanhã

Estudantes da Escola Fundação Roberto Marinho se formam hoje no Museu do Amanhã

Compartilhar

Com idades entre 15 e 70 anos, jovens e adultos e idosos concluem ensinos fundamental e médio

Formatura Unidade Escolar Fundação Roberto Marinho
142 estudantes comemoram a conclusão no ensino médio e fundamental no Museu do Amanhã. Foto: Amanda Nunes/Divulgação

Os alunos da Escola Fundação Roberto Marinho celebram hoje a conclusão de um importante ciclo em suas trajetórias de vida. A partir das 19h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é dia de comemorar a formatura de 142 estudantes da instituição, das turmas de ensino médio e fundamental. O evento teve como mestre de cerimônias o jornalista e apresentador, Alexandre Henderson, da TV Globo. Os alunos que frequentaram as aulas presenciais são das unidades da Maré, Del Castilho e São Gonçalo.

O grupo reúne jovens e adultos que, por diferentes circunstâncias, muitas vezes marcadas por situações de vulnerabilidade social, precisaram interromper os estudos. Agora, têm a chance de realizar o sonho de concluir a educação básica.

Além dos estudantes e suas famílias, estiveram presentes na formatura o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria; a superintendente de Conhecimento da instituição, Rosalina Soares; o diretor da Escola Fundação Roberto Marinho, Renan Carlos Silva; a diretora da Redes da Maré, Andreia Martins, e a coordenadora geral da unidade shopping Nova América, Michelle Mello. Os professores e integrantes da equipe da escola também estarão presentes para festejar a conquista, tão esperada pelos estudantes matriculados no ano de 2024.

Segundo o diretor da Escola Fundação Roberto Marinho, Renan Carlos Silva, a formatura representa muito mais do que a conclusão de um ciclo.

“Ela simboliza coragem, persistência e a força de cada estudante que decidiu retomar os estudos e escrever uma nova história. Aqui, cada aluno carrega consigo um mundo de experiências, desafios e sonhos. É essa diversidade que transforma nossa escola em um espaço vivo, afetivo e profundamente humano”, conclui.

Sobre a Escola Fundação Roberto Marinho

Criada em 2011, a Escola Fundação Roberto Marinho atua exclusivamente com aulas presenciais e tem como missão ampliar o acesso à educação básica para jovens, adultos e idosos que desejam retomar seus estudos. A Unidade Escolar oferece vagas justamente em territórios onde a oferta de EJA é reduzida, contribuindo para garantir que o direito à educação seja exercido ao longo da vida, especialmente em regiões marcadas por desigualdades e vulnerabilidades sociais. Desde então, já formou cerca de 2.000 estudantes no ensino fundamental e no ensino médio. No Rio de Janeiro, está presente no Complexo da Maré, em Del Castilho e em São Gonçalo, atendendo estudantes de 15 a 70 anos.

Sobre o Telecurso

O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e mais de 1,7 milhão de estudantes já conseguiram terminar seus estudos por ele. Outros 40 mil professores se formaram pela metodologia do programa, que valoriza a construção coletiva do conhecimento e autonomia, utilizando os melhores recursos da comunicação para promover a educação.