Alfabetizar através da TV: Programa Alfa e Beto dá aulas de Língua Portuguesa e Matemática para crianças
Compartilhar
Com aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, Programa Alfa e Beto na TV disponibiliza material gratuitamente para crianças em fase de alfabetização
Não é novidade que a pandemia gerou severos impactos na Educação de crianças, especialmente para aquelas que estão em fase de alfabetização. Afinal, como alfabetizar milhares de alunos e alunas de maneira remota e superando os desafios das eventuais falhas de conexão?
Com o objetivo de reduzir o dano da suspensão de aulas para quem está aprendendo a ler a a escrever, o Programa Alfa e Beto na TV disponibiliza diariamente 45 minutos de aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática. Dois professores-atores interagem com quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que representam os alunos.

Alfabetizar através da TV
Todo material está disponível da internet através do site do programa. Quem preferir, também pode assistir o programa Alfa e Beto pela TV Rede Vida Educação de segunda à sexta, com reprises aos sábados. Mais de 36 mil alunos de municípios já aderiram à iniciativa.
– Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Instituto Alfa e Beto produziu livros didáticos que ajudaram mais de 1 milhão de crianças a serem alfabetizadas e a tomarem gosto pela leitura. Depois, acompanhando as novas tecnologias, desenvolvemos uma série de aplicativos (jogos educativos) com o mesmo objetivo. Agora surge esse novo desafio: levar toda essa bagagem e experiência para a TV e internet, e poder beneficiar milhares de crianças que muito provavelmente foram – e estão sendo – prejudicadas pela interrupção das aulas devido à pandemia – diz o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.
Segundo João Batista Oliveira, o Programa Alfa e Beto na TV tem uma proposta educativa bem lúdica, com dois atores profissionais (Aline Borges e Eduardo Fraga) interpretando os professores de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula. Para adequar as aulas à linguagem da TV, foram utilizados recursos gráficos e cênicos que dão dinamismo aos programas.
Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo. São materiais didáticos usados com sucesso em cidades como, por exemplo, Sobral (CE), maior referência de sucesso da rede pública de ensino no país, e Teresina, melhor capital dentre as 27 na Prova Brasil.
– Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistirem ao Alfa e Beto na TV com regularidade poderão ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem, afirma o professor João Batista Oliveira.
Sobre o professor João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto:
Psicólogo e Ph.D. em Educação pela Florida State University (1973), com Pós-doutorado e Visiting Scholar da Graduate School of Business, Stanford University (1977-1978). Professor universitário no Brasil (UFMG, COPPEAD/UFRJ) e na França (Université de Bourgogne, Dijon). Em 2016, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados. Publicou dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, bem como livros técnicos e outros voltados para políticas públicas. Tem centenas de artigos publicados nos principais jornais brasileiros. Foi diretor do IPEA e secretário executivo do MEC na gestão FHC. Trabalhou como funcionário do Banco Mundial, em Washington, e da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. Liderou a implementação de projetos educacionais bem-sucedidos em diversas cidades brasileiras, dentre elas Sobral (CE) e Teresina (PI). Em 2006, criou o Instituto Alfa e Beto.