Notícia: 2º Seminário Internacional Sesi de Educação – Educação para o Tempo Presente vai debater educação para os jovens do século 21

2º Seminário Internacional Sesi de Educação – Educação para o Tempo Presente vai debater educação para os jovens do século 21

Como educar para os jovens do século 21? Como preparar os professores para os desafios impostos pela pandemia? O 2º Seminário Internacional Sesi de Educação – Educação para o Tempo Presente vai debater essa e outras questões em formato online com a participação de especialistas nacionais e internacionais.  O evento acontece entre os dias  9 e 13 de novembro e é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura. Serão cinco dias de debates, sempre das 17h às 19h, no YouTube do SESI.

“A velocidade do progresso científico-tecnológico e da transformação dos processos de produção torna o conhecimento rapidamente superado, exigindo-se uma atualização contínua e colocando novas exigências para a formação do profissional e do cidadão”, avalia o diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi. “A educação para os jovens do século 21 precisa responder a esses desafios, levando em conta as necessidades de desenvolvimento humano e a preparação para o mundo do trabalho”, completa.

“A troca de experiências entre especialistas e educadores com diferentes contextos de atuação enriquece a prática e a gestão escolar. São temas urgentes. A sociedade está em transformação, que foi acelerada pela pandemia, e a educação precisa responder às novas realidades”, diz o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia.

Professor adjunto da Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano, Pier Cesare Rivoltella é um dos pesquisadores europeus que mais tem produzido no campo de mídia-educação e participará do painel “Tecnologias Educacionais: a experiência de aprender no mundo 4.0”.  Entre os temas debatidos, na terça-feira, estão pedagogias inovadoras; tendências mundiais, como aprender por projetos-problema, ensino híbrido e cultura maker, assim como o aprendizado conjugado com a experiência do trabalho.

Formação inicial e continuada do professor é chave para aprendizado por competências

Na segunda-feira, a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, em Santiago, no Chile, Paula Louzano, e o presidente do Instituto Singularidades, Alexandre Schneider, pesquisador visitante da Universidade de Columbia, debatem estratégias para se pensar a formação inicial e continuada de professores e as competências e habilidades esperadas do docente. Eles participam da mesa “Formação de professores: ensinar, agir na urgência e decidir na incerteza”.

A qualidade do gasto na gestão escolar e a importância dos resultados das pesquisas e avaliações externas na tomada de decisão serão aspectos debatidos pelo chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra, e pelo professor do Insper e professor associado da FEA-USP Naercio Menezes Filho. Eles participam, na quinta-feira, do painel “Gestão escolar com foco em resultados: efeito escola”, que também tem a participação do secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio.

Na sexta-feira, o diretor-superintendente do SESI Nacional, Rafael Lucchesi, e a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, analisam os desafios para implantação da aprendizagem por competências e habilidades e áreas de conhecimento no painel “Novo ensino médio na prática: do texto da lei ao chão da escola”.

Confira a programação completa:

Segunda-feira:

Painel: Formação de professores: ensinar – agir na urgência e decidir na incerteza: tradição e inovação na formação docente

– Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades e pesquisador visitante da Universidade de Columbia

– Paula Louzano, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, em Santiago, Chile

– Wisley João Pereira, gerente de Educação Básica do SESI

– João Filipe Brasil, professor unidocente de EJA na Fundação Roberto Marinho

Terça-feira:

Painel: Tecnologias educacionais: a experiência de aprender no mundo 4.0 (tecnologias educacionais, metodologias e relacionamento)

– Pier Cesare Rivoltella, professor adjunto da Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano

– Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

– Kátia Marangon, gerente de Educação Tecnológica do SESI

– Masclleide Paula, chefe da Unidade de Acompanhamento da EJA e Correção de Fluxo na Gerência Regional de Educação – Sertão do Alto Pajeú em Afogados da Ingazeira/PE

Quarta-feira:

Painel: A escola e suas novas possibilidades: materiais, recursos e a reorganização dos espaços para a garantia da aprendizagem.

– Ursula Troncoso, arquiteta e urbanista

– Miguel Thompson, diretor acadêmico da Fundação Santillana

– Sérgio Gotti, gerente-executivo de Educação do SESI

– Lucia Cristina, dirigente da Escola Municipal Professor Waldir Garcia/Manaus- AM e top 10 do prêmio educador nota 10 no ano de 2020

Quinta-feira:

Painel: Gestão escolar com foco em resultados: efeito escola

– Naércio Menezes, professor do Insper e professor associado da FEA-USP

– Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil

– Fred Amâncio, secretário de Educação de Pernambuco

– Paulo Mól, diretor de Operações do SESI

Sexta-feira:

Painel: Novo ensino médio na prática: do texto da lei ao chão da escola

– Rafael Lucchesi, diretor-superintendente do SESI

– Maria Helena Guimarães Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE)

– Priscila Carneiro,diretora de Educação SESI e SENAI – ES

– Aldineide Queiroz, Gestora da Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife

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