Notícia: Motriz – roda de afeto: não perca a estreia do ganhador do 11º Doc Futura

Motriz – roda de afeto: não perca a estreia do ganhador do 11º Doc Futura

Motriz – roda de afeto

Logomarca do documentário Motriz - Roda de Afeto

Vencedor do 11º Doc Futura, realizado em 2020, “Motriz – roda de afeto” documenta o encontro entre 8 homens negros, em um bate papo íntimo que se expande para apresentar 8 diferentes histórias diferentes que convergem em vivências similares.

Partindo de um ponto em comum – a falta de espaço para homens pretos cuidarem de suas questões sentimentais -, os personagens mergulham em suas experiências nos revelando sonhos, inseguranças, memórias e questionamentos sobre o papel do homem negro na sociedade.

Máscara branca típica de teatros antigos está com a palavra "angústia" escrita em azul na testa

A roda de conversa abordada no documentário já existe na cidade de São Paulo, e é coordenada pelo psicólogo Everton Mendes, um dos personagens retratados. Atualmente, acontece de forma online, por causa da pandemia.

A produção executiva é da Preta a Portê, produtora que já trabalhou com o Futura em diferentes projetos, como 2 projetos vencedores no Pitching: os documentários Leva (2011) e Escola das Águas – o desafio pantaneiro (2014). Motriz – Roda de Afeto é o primeiro longa do diretor Washington Deoli.

Temas como paternidade, ancestralidade e a humanização de corpos pretos em toda a sua pluralidade são abordados com transparência e principalmente com muito afeto.

Cena de documentário Motriz - Roda de Afeto, onde aparecem dois homens negros, sendo um quase careca e outro com belas e grandes tranças presas

Confira os vencedores do Doc Futura:

2021: ‘Mimbó – Filhos da Liberdade’ conta a história de uma comunidade quilombola que existe há 200 anos, quando 4 irmãos escravizados, fugidos de fazendas de Pernambuco, percorreram pelo mato cerca de 680 quilômetros até a Vila de Amarante, no Piauí.

2020: ‘Motriz – Roda de Afeto‘ aborda, a partir de uma perspectiva autoral, temas urgentes como masculinidade e depressão do homem negro. Direção e roteiro de Washington Deoli.

2019: “Prova Escrita”, que conquistou a medalha de prata no New York Festivals World’s Best TV & Films 2021, na categoria Documentary – Social Issues, conta a história de uma coordenadora pedagógica que fotografou pequenas pichações na escola onde trabalha para investigar problemas que afligem os alunos na sala de aula e na vida. Direção: Luís Gustavo Ferraz

2018: “Nem, único filme brasileiro incluído na seleção oficial da mostra ACID, do Festival de Cannes, documentário mostra a trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro.

2017: “A Primeira Pedra”, finalista do Emmy e vencedor de medalhe de bronze no New York Festivals World’s Best TV & Films 2019. O documentário investiga a onda de linchamentos no Brasil e mostra como essa violência, praticada muitas vezes por pessoas que se consideram ‘cidadãos de bem’, tornou-se cotidiana.

2016: #euvocêtodasnós foi finalista na categoria Social Issues
O filme mostra o crescimento do feminismo com a utilização da internet e, principalmente, das redes sociais para mobilizar e sensibilizar pessoas em torno de causas da mulher. Dirigido pela jornalista e ativista feminista negra Ellen Paes e pelo cineasta Rafael Figueiredo, o doc apresenta histórias de diferentes mulheres com diferentes visões do movimento e o engajamento com o ciberativismo.

2015: “Não Saia Hoje” ganhou medalha de Prata no New York Festivals World’s Best TV & Films
“Não Saia Hoje” conta a história de mães que perderam seus filhos em maio de 2006 nos Crimes de Maio.

2014: “Levante!” ganhou Medalha de Bronze no New York Festivals World’s Best TV & Films. Levante apresenta histórias de pessoas que fazem o uso de aplicativos mídias sociais para se “levantarem” contra injustiças sociais em diversas partes do mundo.

2013: “Escola das Águas” busca entender as adaptações de uma escola ao modo de vida dos habitantes do Pantanal, seus costumes e folclores. A partir do cotidiano dos professores e alunos da Escola Fazenda Santa Mônica, situada a 488 quilômetros de Corumbá/MS, é apresentado um amplo retrato das condições de vida da região.

2012: “De Volta!, indicado ao Emmy, faz um registro de quatro dias atípicos na vida de quatro presidiários do Rio de Janeiro durante o período da saída temporária de Natal. Acompanhe a rotina de liberdade de Leandro, Sonia, Midiã e Anderson: os reencontros, os lugares revisitados, as expectativas, as surpresas, as decepções e o retorno ao presídio.

2011: “Armados, vencedor do Promax pela abertura em animação, o documentário traz à tona a polêmica questão do desarmamento civil – a partir de entrevistas com representantes de diferentes segmentos sociais: policiais, especialistas e parentes de vítimas do tiroteio na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo – e revela dados impressionantes sobre o universo das armas.

2010: “LEVA ganhou medalha de bronze no New York Festivals World’s Best TV & Films. O doc acompanha a vida de moradores da ocupação e apreende a revitalização dos espaços ociosos e a construção do coletivo como agente de transformação do indivíduo.

Serviço

Motriz – roda de afeto

Documentário registra o encontro entre 8 homens negros, em um bate papo íntimo que se expande para apresentar 8 diferentes histórias diferentes que convergem em vivências similares.

  • Estreia: 18 de março, sexta-feira, às 23h
  • Disponível também nas plataformas Globoplay e Canais Globo
  • Classificação: livre

—-

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?