Notícia: Doações de medula óssea diminuíram durante a pandemia

Doações de medula óssea diminuíram durante a pandemia

As doações de medula óssea diminuíram durante a pandemia. De acordo com dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), houve uma redução de 30% de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo os hemocentros brasileiros, o medo de contágio pelo novo coronavírus é a principal causa da queda nas doações de medula óssea, mas as instituições reforçam que todos os procedimentos são realizados com protocolos de higiene redobrados.

Para se tornar doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue e não ser portador da maior parte das doenças autoimunes. Vale lembrar que a doação pode salvar a vida de pacientes com leucemia e outras enfermidades.

Está interessado em fazer uma doação de medula óssea? Procure o hemocentro mais próximo ou confira as informações no site do Redome, clicando aqui.

O que é o transplante de Medula Óssea?

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula.

As células-tronco hematopoéticas também circulam no sangue periférico (caso estimuladas com medicamento fator de crescimento), podendo ser coletadas por aférese, e no sangue do cordão umbilical, quando são coletadas após o nascimento do bebê. Por isso, o termo “transplante de medula óssea” tem sido substituído por “transplante de células-tronco hematopoéticas” para estes procedimentos.

Fonte: Redome.

Quer ficar bem informada(o) em apenas um minuto? Assista a todos os conteúdos do Minuto Futura!

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude o Telecurso a evoluir

O que você achou desse conteúdo?