Maleta Por que Pobreza? - Almanaque Digital
Compartilhar
Este Caderno quer ganhar vida nas mãos dos educadores – escolares e não escolares – promovendo a reflexão, a compreensão e a ação sobre as condições de produção e reprodução da pobreza. A pobreza tem impacto sobre a vida, presente e futura, de todas as pessoas e comunidades, pobres e não pobres.
A educação tem sido apontada como o caminho seguro para a superação da pobreza e para o rompimento do ciclo de sua transmissão geracional. A educação – formal ou informal – tem muito a contribuir no combate à pobreza. Ela dá acesso a informações para compreender o mundo em que vivemos, estimula habilidades e capacidades para a inserção ativa como cidadão e produtiva como trabalhador e empreendedor. Ao mesmo tempo, promove valores como justiça, solidariedade, liberdade e respeito ao próximo, diante dos quais a pobreza é uma afronta e uma ofensa.
A pobreza tem muitas faces, arestas seria melhor dizer. A educação, para tratar da pobreza, deve ser capaz de informar, de sensibilizar e de motivar para a ação. Conhecer, compreender e mobilizar são os grandes objetivos deste Caderno II. Como veremos ao longo dos textos, pobreza está relacionada com desigualdade e diversidade. Para falar de pobreza, desigualdade e diversidade, foi escolhida a forma do almanaque. O almanaque tem algo de maravilhoso por sua antiguidade e pela capacidade de manter lado a lado temas tão diversos e ligados por um fio, uma trama.
O Caderno e os materiais que integram a Maleta pretendem ser um ponto de partida, um caminho que se abre para muitos outros caminhos, mantendo um rumo e uma direção: informar, sensibilizar e mobilizar cada um de nós para que, sozinhos ou em grupos, possamos agir, pela educação, pelo diálogo, pela troca de informações, para superar a pobreza, transformando as condições de sua produção e reprodução.
Boa viagem!