Como criar um ambiente escolar mais acolhedor e seguro?
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A escola é um espaço vivo de aprendizados, descobertas e convivência. É ali que se constroem relações, amizades que duram a vida inteira, se compartilham experiências e se aprende a viver em sociedade.
Mas nem sempre esse processo é simples. E, muitas vezes, traz à tona questões desafiadoras para educadores, gestores, pais e estudantes.
O que fazer quando há brigas entre alunos fora ou dentro do ambiente escolar? Ou quando um estudante é alvo de bullying? E nos casos em que a violência atinge os professores?
Programa Ambiente Positivo de Aprendizagem
Pensando em oferecer diretrizes para encaminhamentos destas e de outras questões complexas, o SESI desenvolveu o Programa Ambiente Positivo de Aprendizagem (APA).
O programa possui metodologias e protocolos claros para a identificação, encaminhamento, resolução e monitoramento de casos de violência, promovendo o acolhimento na escola.
Conheça aqui os protocolos de gestão de crise do APA
O principal objetivo do APA é criar um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, tanto para estudantes quanto para professores da educação básica, bem como para os outros públicos presentes na rotina escolar (pais, equipe administrativa, gestores e coordenadores) A ideia é fortalecer o clima escolar e reduzir fatores que impactam negativamente no processo de ensino, como o bullying, a discriminação e outros tipos de violência.
Criar um ambiente onde crianças e adolescentes se sintam protegidos, valorizados e pertencentes é o ponto de partida para o desenvolvimento integral de cada estudante, além de garantir a segurança na escola.

“Quando falamos em aprendizagem, não estamos falando só de desempenho acadêmico. A escola tem também o dever de garantir o desenvolvimento socioemocional dos nossos jovens. Isso é responsabilidade de todos nós: famílias, educadores, sociedade e poder público”, afirma Wisley Pereira, Superintendente de Educação do SESI.
Envolvimento de toda comunidade escolar
Um dos diferenciais do APA é justamente envolver todos os profissionais da escola: professores, gestores, equipe administrativa, merendeiras, porteiros... todo mundo tem um papel na construção de um ambiente positivo de aprendizagem.
A criança aprende pelo exemplo. Se apenas uma parte da comunidade escolar está comprometida, o ambiente se quebra. Por isso, a formação precisa ser para todos.
Wisley Pereira

Protocolos que cuidam e acolhem
O APA traz protocolos claros para lidar com diferentes tipos de violência, desde agressões físicas até situações de preconceito e discriminação. Mas não se trata apenas de punir: o foco está na prevenção, na escuta e no acolhimento na escola.
Cada escola tem sua realidade, por isso é essencial que o programa seja adaptável e construído de forma coletiva. Não há receita pronta. O importante é ter um plano de intervenção que una todos: professores, gestores, famílias e estudantes.
Wisley Pereira
Essas diretrizes vêm acompanhadas de formações específicas:
- para professores: Construindo um Ambiente Positivo de Aprendizagem (40h);
- para gestores: Liderança para a Promoção de um Ambiente Positivo de Aprendizagem (20h);
- para funcionários: Promovendo um Ambiente Seguro, Saudável e Respeitoso: Intervenções e Convivência Escolar (20h).
Confira aqui os materiais do APA
Para além da rede SESI
O APA foi desenvolvido em parceria com o Banco Mundial, com foco nas escolas da Rede SESI, mas sua aplicação pode ser realizada em diferentes contextos, podendo ser replicado em outras redes de ensino. O programa já está presente em mais de 260 escolas SESI e impactou mais de 4 mil profissionais da educação que atuam na rede.
“Queremos que essa metodologia inspire outras redes. Educação é uma construção coletiva. Um país diverso como o Brasil precisa de políticas públicas estruturadas para o desenvolvimento socioemocional, e o APA é um exemplo de caminho possível”, finaliza Wisley.
Na escola em que a convivência e o acolhimento são prioridades, o aprendizado floresce. Tudo começa com escuta, empatia e a construção de espaços seguros que ofereçam ações concretas, formações e uma boa dinâmica de acolhimento e respeito. Afinal, a escola deve ser um espaço em que todos se sintam pertencentes.